Topo

Globo de Ouro mostrou tendências para moda festa e deslizes fashion das famosas

O preto e o vermelho foram as cores mais usadas no "red carpet" do Globo de Ouro 2013 - Getty Images
O preto e o vermelho foram as cores mais usadas no "red carpet" do Globo de Ouro 2013 Imagem: Getty Images

Julia Guglielmetti

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 10h22

Na noite do último domingo (13) aconteceu a premiação do Globo de Ouro, que deu a partida na temporada de tapetes vermelhos do ano e já mostrou tendências para moda festa.

O preto, um coringa para as mulheres "mortais" e frequentemente visto em festas e eventos formais, andava meio afastado dos "red carpets" mas provou que voltou com força e foi a cor mais usada pelas famosas nesta edição do evento. A lista é extensa e conta com Nicole Kidman, Adele, Julianne Moore, Helen Mirren, Kate Hudson, Eva Longoria, Amy Poehler, Debra Messing, Katharine McPhee, Helena Bonham Carter, Rosie Huntington-Whiteley, Sarah Hyland, Rachel Weisz, Salma Hayek, Sophia Vergara, Allison Williams, entre outras que apostaram na cor nos mais diversos - e nada básicos - modelos.

Combinando com o tapete, o vermelho também foi bastante visto, como nos vestidos de Zooey Deschanel, Claire Danes, Jennifer Lawrence, Jennifer Garner, Melissa Rauch e Marion Cottilard, que apostaram em modelagens mais simples e sem muitos detalhes, onde o foco de atenção ficou por conta da cor.

Arlindo Grund, consultor de moda e apresentador do programa "Esquadrão da Moda" do SBT, apontou outras duas tendências: o tomara-que-caia e a manga longa. "O tapete vermelho de qualquer evento é um prato cheio para você identificar as tendências que deixam as mulheres lindas e principalmente para identificar aquelas que não ficam bem em nenhuma mulher", diz.

Quando o assunto é vestido de festa, o tomara-que-caia parece nunca sair de moda e pode ser usado por todas, mas, segundo o consultor, é preciso cuidado para "você ter certeza de que não vai pular aquela gordurinha entre a mama e a axila".

Os modelos de mangas compridas são bons para variar e inovar nas festas. "Vestidos de mangas longas são uma ótima alternativa para você ficar bem numa festa mais formal. Deixe o decote na parte de trás e arrase no look", diz Arlindo Grund.

Um detalhe importante para looks de festa são as joias. No tapete vermelho do Globo de Ouro não foram vistos muitos colares e os maxibrincos brilhantes se destacaram. O acessório complementou o penteado das famosas e foi combinado com outras peças mais delicadas, como pulseiras e anéis.

Acertos e erros

  • Getty Images

    Julianne Mooren, Helen Hunt e Anne Hathaway foram eleitas as mais bem-vestidas do Globo de Ouro 2013 pelo consultor Arlindo Grund

Para Arlindo Grund, a mais bem-vestida da noite foi Julianne Moore, com seu vestido preto de mangas longas (duas tendências juntas) de Tom Ford, que segundo consultor "brincava com a geometria e ainda realçava a silhueta da atriz". Em segundo lugar veio Helen Hunt de Dolce & Gabbana,"que também estava linda num vestido de tule com bordados. Nesse caso, a simplicidade remeteu ao luxo", afirma.

Anne Hathaway de Chanel foi a terceira escolhida por Grund, que acredita que o tomara-que-caia corset valorizou muito a beleza da atriz. 

  • Getty Images

    Lena Dunham, Mayim Bialik, Halle Berry e Eva Longoria erraram no look

Já o maior deslize fashion do evento foi da jovem atriz, roteirista e diretora Lena Dunham. "Além da proporção dos ombros não favorecer em nada, a cor não realçou seu semblante e o vestido parecia tão estruturado que dava a impressão que ela segurava algo", constata Grund.

Mayim Bialik, atriz da série "The Big Bang Theory", também errou no vestido, que estava grande demais e "parecia querer engolir a mocinha", segundo Grund. O consultor fecha a lista com Halle Berry, que, mesmo com toda sua beleza, não acertou no look, e com Eva Longoria, que quis de todo jeito mostrar a fenda do vestido Emilio Pucci.

Para não cometer erros como as famosas, a dica para escolher um vestido de festa é conhecer seu corpo. "Alguns detalhes devem ser levados em conta como, por exemplo, o seu peso e o modelo que você pretende usar, formando uma equação positiva. O grau de formalidade da festa também deve ser levado em conta para você não chegar nem vestida de menos, nem de mais", diz Arlindo Grund.