Topo

Escolha o sapato certo para aproveitar o Carnaval sem cair do salto

Claudia Leitte, Emanuelle Araujo e Milena Nogueira curtem o Carnaval com o sapato certo - Agnews
Claudia Leitte, Emanuelle Araujo e Milena Nogueira curtem o Carnaval com o sapato certo Imagem: Agnews

Do UOL, em São Paulo

08/02/2013 08h30

O Carnaval começa oficialmente na noite desta sexta (8) e pelos próximos quatro dias, os brasileiros vão se divertir nos blocos de rua e nos desfiles das escolas de samba.

Para curtir a folia sem restrições é preciso escolher o sapato certo. Nos desfiles, as passistas sambam sobre saltos imensos com fantasias provocantes e brilhantes, porém o salto alto não está entre os modelos mais recomendados para pular o Carnaval.

O ideal: 

O sapato ideal para curtir as festas é o tênis de ginástica, que é levemente mais alto atrás e com um sistema de amortecimento. Quem fica na folia faz quase uma maratona, caminhando, dançando e pulando, e o tênis é o melhor para evitar lesões. 

Mas como ele não é a opção mais estilosa, outra alternativa saudável para os pés é usar sandálias com cerca de três a cinco centímetros de salto. Os modelos anabela são os mais recomendados, pois eles distribuem melhor o peso sobre o pé. É importante que o sapato escolhido esteja confortável e acomode bem a largura dos pés.

Apesar de não terem o glamour dos saltões, os modelos mais baixos proporcionam mais segurança e conforto na hora da folia, reduzindo as chances de torções e outras lesões.

A principal dica para escolher o sapato certo é verificar se os pés estão totalmente confortáveis, sem qualquer ponto de pressão ou atrito exagerado, e se o  material do calçado permite ventilação e transpiração.

Quem não desce do salto:

Pular, dançar e brincar de salto pode causar tendinites, entorses, dores no joelho e na coluna, além de aumentar as chances de cair ou torcer o pé. Por levantar demais o calcanhar, o sapato alto faz com que o peso do corpo se concentre inteiramente na parte da frente do pé. Mas para quem não abre mão dele nas festas de Carnaval, a dica é a seguinte: evite usar o mesmo salto todos os dias e procure alterná-lo com algum outro modelo de salto menor.

Como dito anteriormente, a melhor opção são os sapatos anabela e que comportem bem a largura dos pés. As plataformas são boas estratégias, pois elas deixam a mulher mais alta, mas sem elevar demais o calcanhar. Saltos grossos também ajudam a manter o equilíbrio na hora de dançar.

Cuidado:

Muitas meninas optam por usar rasteirinha, que também não é o sapato ideal para pular o Carnaval. Ela não se ajustamà anatomia do pé e, por ser muito baixa e sem amortecimento, sobrecarrega os pés e os joelhos. Mas, apesar não serem a melhor opção, ainda são melhores do que os saltões.

Nunca:

A pior escolha é pular o Carnaval descalço! Além das grandes chances de se cortar com os objetos espalhados pela rua, ainda existe uma grande possibilidade de afetar os tendões e ligamentos.