Moda

Acertar na escolha do look ajuda a espantar o mau humor

Divulgação/Montagem/UOL
Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são estimulantes, mas o fundamental é gostar do look Imagem: Divulgação/Montagem/UOL

Marina Oliveira e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

07/03/2013 07h00

Naqueles dias difíceis, em que sair da cama é uma tarefa árdua, apostar numa combinação de peças que favoreça o seu astral pode ser uma boa pedida. Afinal, o que vestimos pode interferir diretamente nas nossas emoções. 

No geral, as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são estimulantes. Porém, de acordo com Eneida Duarte Gaspar, autora do livro "Cromoterapia – Cores Para a Vida e Para a Saúde" (Editora Pallas), o que deve pesar mais na escolha do tom é o gosto pessoal. "Não adianta dizer que o azul vai acalmar e relaxar, se a pessoa detesta. Também é bobagem falar que o vermelho é pesado se a pessoa adora e se sente ótima usando", compara. 
 
Ela afirma que as cores têm um reconhecido efeito psicológico, mas que pode variar de uma pessoa para outra. "Na realidade, é a maneira como a pessoa se vê no espelho e a forma como imagina ser vista pelos outros que fará com que ela se sinta melhor ou pior", explica a médica, que é especialista em saúde pública. 
 
Seguindo essa lógica, roupas com caimento perfeito, daqueles que valorizam o corpo, também animam qualquer um. Neste caso, não é a estampa ou a cor que fará a diferença, mas a autoconfiança quando olhamos no espelho. "Saber destacar o que temos de melhor e esconder o que não é tão legal assim é uma estratégia infalível para ter uma boa relação com a aparência e pode render muita satisfação e alegria", garante a consultora de imagem Adriana Branco. 
 
Apostar em tecidos com toque macio e modelos mais confortáveis também são maneiras de aumentar o bem-estar e de influenciar positivamente no humor. "Em geral, misturas de estampas, cores e texturas também colaboram para deixar o visual mais jovem, descontraído e alegre", ensina a consultora de imagem Ana Vaz, autora do "Pequeno Livro de Estilo" (Verus Editora).
 
 
Uma cor de cada vez
 
Para quem está mais acostumado com cores neutras e discretas, começar a inserir peças mais chamativas no look pode ser difícil. Porém, para espantar a tristeza ou a preguiça, vale começar a ousar nos acessórios. "Bolsas coloridas, bijus em formatos diferentes, sapatos com cores vivas ou detalhes inusitados são algumas opções para quem quer começar a se arriscar numa moda mais divertida", incentiva a consultora de imagem Adriana Branco. 
 
Por outro lado, mesmo para quem já se permite chamar um pouco mais a atenção, a orientação é usar apenas uma peça de cor forte por vez, coordenando-a com outras menos contrastantes. "O azul royal, por exemplo, pode ser coordenado com roxo, lilás, rosa ou verde", indica Adriana. Ou, ainda, com cores neutras claras, como bege, cáqui e branco. "Só não aconselho combinar com preto, marrom, grafite e azul-marinho, já que a ideia é potencializar a sensação positiva do look", completa Ana.
 
Se a ideia é ousar
 
Estampas mais femininas, como poá, florais, laços e corações também transmitem leveza e descontração. Estes temas podem, inclusive, ser coordenados entre si e renderem um efeito ainda mais interessante. Para começar a misturá-los garantindo a harmonia do todo escolha peças de cores parecidas. Estampas mais miúdas mescladas com outras maiores também podem ter efeito surpreendente e resultar numa produção moderna. Outra opção é repetir o tema das peças, optando por cores diferentes, como uma saia de listras cor-de-rosa com camisa de listras verde-água. O mesmo vale para poás, florais e animal print. 
 
Por fim, T-shirts com frases engraçadas ou personagens infantis também conferem pitadas de bom humor ao visual. “Em ambientes profissionais formais, é preciso atenção ao escolher estes recursos, já que detalhes engraçadinhos na roupa podem não estar de acordo com o dress code de algumas empresas”, alerta Ana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo