Topo

Famosos ensinam a romper as regras de estilo e ousar no look formal

Ryan Gosling, Pharrel Williams e Andrew Garfield estão entre os famosos que sabem fugir do lugar-comum em termos de estilo - Getty Images
Ryan Gosling, Pharrel Williams e Andrew Garfield estão entre os famosos que sabem fugir do lugar-comum em termos de estilo Imagem: Getty Images

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 07h06

Estar na lista dos mais bem vestidos para quem é famoso não deveria ser tarefa muito complicada, já que eles têm dinheiro e acesso às melhores marcas. Fora que as regras de estilo masculino não variaram tanto nas últimas décadas. Mas existem aqueles que quebram as regras com combinações inusitadas e acabam por renovar a forma com que usamos peças clássicas. Saiba quem são eles e como você pode se inspirar para dar uma levantada no seu visual.

Acerte nas combinações “hi-lo” como Ryan Gosling

O ator Ryan Gosling é frequentador assíduo das listas dos mais bem vestidos das principais revistas masculinas e, apesar de saber usar muito bem roupas formais, é com suas aparições no melhor estilo “hi-lo” que está uma das suas chaves de sucesso.

"Hi-lo" (pronuncia-se "rái-lôu") vem da contração em inglês de high (alto) e low (baixo) e caracteriza a mistura de peças caras com outras baratas. Mas também pode significar as combinações do tipo formal e esportivo, velho e novo.

Usar roupa formal sem gravata pode parecer que você em algum momento tirou o acessório e tem está faltando. O segredo de Gosling está em combinar paletós (“high”) mais rentes ao corpo, e, portanto, com o corte mais moderno, com camisas com golas estruturadas e propositalmente casuais (“low”).

Outra forma dele expressar este estilo é combinar calças de alfaiataria (“high”) com camisetas básicas (“low”) de silhueta mais seca, ou seja, rente ao corpo. Em vez de usar tênis, o que seria comum, ele prefere mocassins de couro usados sem meia, o que acrescenta um toque de classe ao conjunto final.

Invista em cores para sair do arroz-com-feijão como Andrew Garfield

O ator Andrew Garfield, o novo “Homem Aranha”, frequenta a lista de homens bem vestidos das revistas "People" e "GQ", e mostra que homens não devem ter medo de usar visuais coloridos, sem que pareça ter saído de uma “boyband” (banda de garotos em inglês).

Ele usa costumes (paletó e calça) de cores fortes como o vermelho, acerta nas combinações casuais com calças coloridas e consegue resultados que fogem da tradicional cartela de cores masculina como o preto, branco, azul marinho e marrom.

Todos estes itens estão em alta na moda, mas é preciso prestar atenção nas combinações para não parecer um adolescente, caso este não seja o seu caso. Procure acertar no tom das peças para que o  conjunto fique harmônico, como Garfield faz.

Outro recurso utilizado pelo ator é usar gravata como acessório de destaque. Ele opta por alguns modelos listrados de cores fortes em contraste com camisas e calças de cores sóbrias, sem blazer ou paletó. Um jeito moderno de usá-la desta forma é da maneira militar, com a ponta entrando no segundo ou terceiro botão da camisa e presa com prendedor.

Use peças clássicas de um jeito moderno como Justin Timberlake, Adam Levine e Pharrel Willians

Os cantores Justin Timberlake, Adam Levine (do Maroon 5), e Pharrel Williams são adeptos de peças clássicas usadas em combinações modernas. Acessórios que eram considerados caretas, como a gravata borboleta, por exemplo, ou roupas como o colete, voltaram à moda com destaque nos últimos anos.

A gravata borboleta começou a ser usada por jovens no hemisfério norte e hoje são encontradas até em lojas de departamentos. Ela pode tanto substituir a gravata tradicional em roupas formais como o costume (calça e paletó), quanto em produções casuais, com camisa e até calça jeans.

O colete já foi somente a terceira peça do terno, mas depois de jovens e roqueiros começarem a usá-lo em carreira solo, virou um item fácil para dar uma levantada no visual sem muito esforço. A peça em alfaiataria é combinada de maneira descontraída com jeans e camiseta ou em produções mais arrumadas com camisa de manga longa e calça de alfaiataria.

Ternos e costumes com padrões diferenciados são apostas de David Beckham, Lionel Messi, Ed Westwick

Nos desfiles nacionais e internacionais, eles já deram as caras. Astros do futebol como David Beckham e Lionel Messi já aderiram, assim como o ator Ed Westwick de “Gossip Girl”. Ainda não foi decretado o fim do terno liso, mas padrões e estampas estão em alta para tirar o ar de seriedade, assim como deixar os mais tradicionais de cabelo em pé.

O padrão xadrez, antes mais comum em blazers, tem várias versões, desde os mais fechados até os muito abertos. Já a estampa de bolinha é um modelo mais polêmico. Se você é do tipo ousado, dá para usar sim, desde que saiba segurar a onda. Afinal, para quebrar as regras de estilo é preciso ter atitude!