Moda

"O Grande Gatsby" traz boas referências de moda; copie os looks

Divulgação
Cena onde Daisy (Carey Mulligan) usa o vestido Prada da coleção de Verão 2010 no filme "O Grande Gatsby" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/06/2013 06h50

Com looks da grife italiana Prada, da joalheria Tiffany e da marca masculina Brooks Brothers, a nova adaptação de "O Grande Gatsby" se tornou uma sensação fashion antes mesmo de estrear nos cinemas. Por aqui, o longa estreou na última sexta-feira (7), arrecadando cerca de R$ 1,5 milhão no primeiro fim de semana de exibição.

Estrelado por Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire, "O Grande Gatsby" é a adaptação do diretor Baz Luhrmann para o livro de F. Scott Fitzgerald. O figurino foi assinado por Catherine Martin, que ganhou o Oscar pelo seu trabalho em "Moulin Rouge" (2001), também dirigido por Luhrmann.

A história já contou com outras duas adaptações cinematográficas, a primeira de 1949, dirigida por Elliott Nugent e a segunda de 1974 - que ganhou o Oscar de melhor figurino - dirigida por Jack Clayton, com roteiro de Francis Ford Coppola e do próprio autor do romance. Porém nenhuma delas recebeu tanto cuidado estético como a versão mais recente.

Apesar do efeito 3D ter atrapalhado a visualização dos detalhes, no filme de Luhrmann, a opulência foi priorizada e os looks femininos enchem os olhos nas frenéticas e eufóricas cenas das festas dos "anos loucos".

O visual das mulheres da trama é uma releitura modernizada dos anos 1920, com vestidos de silhueta tubular, em tecidos fluidos e leves. Os looks da protagonista Daisy, interpretada por Carey Mulligan, são o principal destaque e ajudam a retratar sua personalidade frágil e fútil por meio de sofisticados vestidos de festa, usados durante o dia.

A composição visual dos figurinos traz um efeito final com exuberância e abundância de brilhos, bordados, cores e joias do passado, misturado a um toque atemporal, permitindo que os looks também possam ser usados hoje em dia. Para se inspirar nas combinações e traduzi-las para o dia a dia, basta dosar os elementos, misturando com peças atuais e, assim, tirando o ar caricato e de fantasia de época.

A estilista Miuccia Prada, dona das grifes Prada e Miu Miu, colaborou com o figurino vestindo cerca de 40 atrizes nas cenas de festas com roupas originais de coleções passadas. A ideia da colaboração da estilista partiu de uma antiga amizade com o diretor e pelo fato de suas criações contarem com referências do passado como inspiração. O styling - acessórios, cabelo e maquiagem - dos looks complementaram o ar anos 1920 da estética do filme. O vestido de cristais usado por Daisy (Carrey Mulligan) da coleção Verão 2010 da Prada é, segundo a figurinista, um exemplo perfeito da mistura do antigo e do novo, por serem modelos semelhantes aos usados pelas mulheres do passado.

A conceituada joalheria Tiffany & Co. também participou, assinando joias para o longa, que podem ser encomendadas em suas lojas pelas fãs do longa.

Apesar de ter sido ofuscado pelo opulento figurino feminino, o masculino também contou com uma colaboração. A Brooks Brothers - marca norte-americana tradicional em roupas masculinas - produziu 500 looks inspirados nos arquivos da marca e ainda lançou uma minicoleção inspirada no filme, à venda na internet.

Saiba onde "O Grande Gatsby" está em cartaz:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Curitiba
- Brasília
- Belo Horizonte

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo