Moda

Homens movimentam-se a favor da saia; aprenda a usar

Divulgação
O kilt (saia tradicional escocesa) é bastante versátil e combina com a maioria das peças do guarda-roupa masculino. Um jeito casual de usar é combinar com camiseta, jaqueta e coturno Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

18/06/2013 07h14

A saia masculina está na moda, pelo menos para os alunos de Direito da USP, para os estudantes do tradicional colégio Bandeirantes de São Paulo e até mesmo para os maquinistas de trem da Suécia. Estas manifestações trouxeram a questão de gênero para a moda e mostram que mesmo o assunto sendo tão antigo quanto a própria humanidade, ainda é capaz de mover calorosos debates. E você tem coragem de usar saia?

“Eu não teria peito, embora este cronista possua pernas bem torneadas pelo passado futebolístico de um autêntico camisa 10 - risos inevitáveis aqui até da patroa. Não teria coragem na condição de macho-jurubeba, mas defendo até o último fio de tecido o direito de cada um usar a peça que deseje”, declarou o jornalista Xico Sá em seu blog da Folha de S. Paulo , lembrando que Flavio de Carvalho atravessou o centro de São Paulo com saiote em 1956.

Na verdade, o homem usou saia e túnica da Antiguidade até a Revolução Francesa, no final do século 18, quando a burguesia trouxe uma maneira mais sóbria de vestir para os homens. Os excessos vistos no período anterior, com muitos bordados, corpetes, perucas e tecidos muito trabalhados, foram deixados de lado. As influências vinham da vida inglesa no campo, que atingiu a vestimenta masculina no sentido de sobriedade. Eles passaram a usar casacos de caça ingleses, botas e calças cada vez mais parecidas com as de hoje. Ou seja, se comparado com toda a história da vestimenta, a calça é um fato bem recente.

Todavia temos de lembrar que a moda também passa pelas convenções sociais. Para que a saia masculina seja aceita, é preciso que um grande número de homens passe a usá-la, como acontece com os “kilts” (saias pregueadas feitas em lã xadrez) escoceses ou os “dhoti” (pano enrolado no corpo) indianos.

Na moda, desde 1980 a saia frequenta as passarelas masculinas, tendo como um dos seus mais fortes defensores o estilista francês Jean-Paul Gaultier, que também patrocinou a exposição “Men in Skirts” (Homens de Saias), que fez sua estreia no parisiense Victoria and Albert Museum, em 2002, e seguiu para o nova-iorquino Metropolitan Museum of Art. A ideia da exposição foi explorar como os vários grupos e indivíduos (a partir dos hippies, passando pelas estrelas pop e pelos designers de moda) têm promovido a ideia de homens vestindo saias como "o futuro da moda masculina".

Outro evento que difunde o uso da saia masculina é o “Dressed to Kilt” (um trocadilho com a expressão “dress to kill” – vestida para matar, no sentido de muito bem vestida e de forma sexy). Promovido pelo ator Sean Connery, o desfile coletivo junta um punhado de amigos e estilistas para reforçar a ideia da clássica saia escocesa, e ainda tem cunho beneficente para veteranos de guerra pelo mundo.

Para homens que querem arriscar o uso da saia

O estilista João Pimenta fez sua estreia na Casa de Criadores, evento dedicado a estilistas novatos e trabalhos experimentais, em 2005. Seus desfiles estiveram entre os melhores, de acordo com a crítica especializada. Em 2010, foi convidado a integrar o São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil e onde desfile até hoje.

Em suas coleções, Pimenta discute a questão de gênero, procurando incluir códigos da vestimenta feminina em suas coleções masculinas. A pedido da coluna Hora H, ele dá dez dicas para homens que querem usar saias.

1. Buscar uma saia que tenha cor escura, como preto, cinza ou azul marinho;
2. O melhor comprimento para a saia masculina é até o joelho;
3. Procure saia com tecidos de alfaiataria masculinos;
4. O melhor é escolher modelos sem volume;
5. Dá para usar saia com calça do mesmo tecido por baixo;
6. Combine com sapato pesado, como coturno;
7. Você pode usar paletó, camisa e gravata com a saia;
8. Dá para combinar com camiseta de bandas e camisa de flanela, no melhor estilo roqueiro;
9. Use saia pensada para o homem, feita a partir da modelagem da calça.
10. Para quem vai usar pela primeira vez, o modelo kilt (saia tradicional escocesa) é o ideal.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo