Topo

Destroços de avião de Missoni são encontrados, diz Venezuela

O estilista italiano Vittorio Missoni está desaparecido desde 4 de janeiro desde que o avião em que viajava perdeu contato com a torre de controle em 4 de janeiro de 2013 - Getty Images
O estilista italiano Vittorio Missoni está desaparecido desde 4 de janeiro desde que o avião em que viajava perdeu contato com a torre de controle em 4 de janeiro de 2013 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

27/06/2013 12h39

Destroços do avião com um dos herdeiros da grife italiana Missoni a bordo e desaparecido em 4 de janeiro na Venezuela foi encontrado pelas autoridades do país, informou nesta quinta-feira (27) o porta-voz do Ministério do Interior venezuelano.

"Foi localizado o avião YV2615 do tipo aeronave islander que fazia a rota Los Roques-Maiquetía em 4 de janeiro de 2013", anunciou em seu perfil no Twitter o chefe da assessoria de imprensa do ministério do Interior, Jorge Galindo.

Fontes da Chancelaria italiana disseram à agência Ansa que"os destroços do avião estão a 70 metros de profundidade [nas águas ao norte do arquipélago de Los Roques]. A aeronave se rompeu em vários pedaços, mas a matrícula está legível". Não foram divulgadas informações sobre seus passageiros.

Em comunicado, a família Missoni confirmou a notícia e agradeceu as autoridades italianas e venezuelanas pelas operações de busca. "O avião foi identificado no quinto dia de buscas graças às tecnologias da nave oceanográfica americana Deep Sea", informou a nota. "As famílias [dos passageiros] agradecem o governo venezuelano e o italiano pelo trabalho em tornar possível essa busca, e também confiam que as investigações serão levadas adiante até que as causas e responsabilidades do incidente sejam esclarecidas", disseram.

A aeronave levava seis pessoas, entre elas quatro turistas italianos. Além de Vittorio Missoni, 58, filho do estilista e empresário italiano Ottavio Missoni, viajavam sua esposa, Maurizia Castiglioni, e um casal de amigos, Elda Scalvenzi e Guido Foresti. O grupo estava de férias desde o dia 28 de dezembro no arquipélago de Los Roques, considerado um dos principais pontos turísticos da Venezuela e localizado nas Pequenas Antilhas.  

O avião perdeu contato com as torres de controle próximo ao arquipélago de Los Roques, a 20 quilômetros da capital do país, Caracas.

Segundo o site "Women's Wear Daily", uma nova busca estava marcada para ter início na segunda (24) pelo navio de buscas Sea Scout, com o objetivo de vasculhar o fundo do mar atrás de indícios do bimotor. A embarcação foi a responsável por localizar neste mês um avião que desaparecera na mesma região em 2008.

A estilista Angela Missoni, irmã de Vittorio, apresentou a coleção masculina da grife da família no último domingo em Milão durante os desfiles para o Verão 2014.

  • Minsitério do Interior e Justiça da Venezuela/ Efe

    9.jan.2013 - Imagem do arquipélago de Los Roques, noroeste da Venezuela, de onde decolou o avião que transportava o executivo de moda italiano Vittorio Missoni. Cerca de 385 pessoas participam das operações de resgate. A aeronave está desaparecida desde o dia 4 de janeiro

*Com agências internacionais