! Blog escancara as inspirações de ensaios e fotografias de moda - 04/07/2013 - UOL Estilo de vida

Moda

Blog escancara as inspirações de ensaios e fotografias de moda

Divulgação / Reuters
À esquerda, still do vídeo com campanha Inverno 2013 da Christian Dior; e, à direita, o quadro "Almoço na Relva" de Edouard Manet, de 1863, em exposição em Paris imagem: Divulgação / Reuters

Do UOL, em São Paulo

A moda atual não é tão nova assim. Essa é a premissa do blog “Part Nouveau”, que mostra as referências e inspirações por trás de campanhas, ensaios de moda e até mesmo criações de roupas. E por referências e inspirações leia-se cópia ou homenagem. Bem ao gosto da máxima de Chacrinha: “nada se cria, tudo se copia”.

Organizado pela estudante de história da moda Lilah Ramzi, o blog escancara as semelhanças entre uma campanha da Christian Dior para o Inverno 2013, por exemplo, e um quadro de Edouard Manet, de 1863, ou ainda a reprodução pela revista “Harper’s Bazaar” de uma capa publicada em 1959 e fotografada por Richard Avedon.

Esse lado menos criativo da moda foi tema também de um blog brasileiro que fez sucesso alguns anos atrás. No “Copy Paste Fashion Week”, o autor anônimo colocava lado a lado, com fotos das passarelas, as criações originais de grifes famosas e as réplicas de marcas também conhecidas. O foco, no entanto, ficava nos estilistas nacionais.

  • Reprodução

    Capas da revista da "Harper's Bazaar" de 2013 (esq.) e 1959

Veja abaixo um compilado com as principais campanhas de moda lançadas em 2013. Será que você consegue identificar suas fontes de inspiração? Dê seu palpite nos comentários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo