Moda

Personagens de "Amor à Vida" erram no figurino de trabalho

Divulgação/TV Globo
Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) formam um casal jovem e descolado na novela "Amor à Vida", mas pecam nos looks para ir trabalhar no hospital San Magno Imagem: Divulgação/TV Globo

Julia Guglielmetti

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 06h34

O figurino usado pelos personagens das novelas da Globo costumam fazer muito sucesso entre o público e até ditar a moda brasileira. Mas, em "Amor à Vida", alguns funcionários do Hospital San Magno escorregam no "dress code" de trabalho, como a secretária que usa roupas sensuais, o médico de camisa jeans, a funcionária do departamento jurídico que se veste como se estivesse indo para a balada ou o cirurgião que nunca troca de terno.

Decidida a conquistar César (Antônio Fagundes), um dos donos do hospital, a secretária Aline (Vanessa Giácomo) abusa dos decotes, fendas, saias curtas e dos vestidos justos e sensuais, exatamente tudo o que não é recomendado dentro de um ambiente de trabalho. Secretárias devem se vestir com discrição, sem mostrar demais o corpo. As roupas de escritório exigem formalidade e profissionalismo.

Outra funcionária cuja roupa não condiz com a profissão é Patricia (Maria Casadevall) que trabalha no departamento jurídico do hospital, mas se veste com looks modernos de ir para a balada. Apesar de serem boas fontes de inspiração para mulheres mais jovens, suas roupas não transmitem a seriedade necessária que um departamento jurídico pede. Por conta da mistura de estampas, acessórios roqueiros e até mesmo o sutiã à mostra, uma profissional pode não receber o respeito dos colegas e passar uma imagem de fútil, descomprometida ou até "porra louca".

O guarda-roupa deve ser condizente com o cargo e com o tipo de empresa em que a funcionária trabalha. As roupas de Patrícia se encaixariam bem em uma agência de publicidade ou marca de moda, por exemplo, porém o ambiente de um hospital exige formalidade e discrição.

Os erros de figurino também são mostrados entre  os médicos do San Magno. Michel (Caio Castro) está sempre de jeans e camisa aberta, como se estivesse em um passeio de final de semana. Hoje em dia, um médico não precisa mais vestir terno e gravata para trabalhar, mas é importante passar uma imagem profissional, principalmente quando se é jovem, como ele. A barba por fazer e o cabelo bagunçado podem fazer sucesso com as mulheres, mas não são adequados para um hospital.

Já o cirurgião Jacques (Julio Rocha) peca pela falta de variedade. O personagem é visto sempre com o mesmo terno bege. O ideal para o funcionário que precisa usar terno e só tem uma opção no guarda-roupa é investir em um modelo preto, básico e clássico e variar nas camisas e gravatas.

Para você não errar nos ambientes de trabalho formais como os personagens de "Amor à Vida" mantenha uma dica em mente: discrição. Lembre-se de que você está no seu trabalho para mostrar desempenho e não seus atributos físicos ou tendências de moda. Vestir looks muito modernos e ousados não é bem-vindo, mas também não é necessário usar roupas conservadoras e ultrapassadas. É preciso encontrar um equilíbrio entre a personalidade fora do escritório e a formalidade exigida dentro dele.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo