Topo

Saiba quando usar camisa para fora ou dentro da calça

Dependendo da situação, a camisa pode ser usada para dentro da calça, fora dela ou "meio a meio" - Divulgação
Dependendo da situação, a camisa pode ser usada para dentro da calça, fora dela ou "meio a meio" Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

13/08/2013 07h02

Uma dúvida muito comum entre os homens é a de quando usar a camisa ou camiseta para dentro ou fora da calça. No caso de trajes sociais a questão é certeira, a complicação começa mesmo nos trajes casuais. Ficar atento a alguns detalhes ajuda a não errar no resultado que deseja.

De uma forma geral, a camisa quando usada por dentro da calça, dá o aspecto mais arrumado. Mesmo existindo formas modernas de combiná-la com terno e gravata, em ambientes e ocasiões formais, não a use para fora.
 
Mais do que uma questão de estilo, o comprimento da peça tem grande influência na hora de fazer sua opção. Camisa social, ou seja, aquelas com numeração feita pelo colarinho, como 38, 39, 40, por exemplo, são usadas para dentro da calça, porque geralmente a fralda (parte de baixo da camisa) é mais longa. As camisas casuais, ou seja, aquelas com numeração de 1 ao 5, em ambientes de trabalho, preferencialmente são usadas desta forma.
 
 
Na vida adulta, a parte de cima é sempre mais longa do que a de baixo. Então, se a camisa for mais comprida que a jaqueta, o blazer ou cardigã, ela vai para dentro. Esta regra também vale para camisetas, quando usadas por baixo da camisa ou de malhas.
 
Em situações casuais ou informais, a camisa pode ser usada para fora da calça, sendo que as de barra reta ou levemente arredondada são as melhores opções. Lembre-se que o comprimento não deve ser maior do que 20 cm abaixo da linha do quadril, ou cobrir o cavalo da calça. Este modelo favorece os homens que estão acima do peso, e não querem marcar a barriga.
 
Tem um recurso de estilo despretensioso que é colocar uma parte para dentro e outra para fora, e funciona com camisas e camisetas. É um jeito para quando os comprimentos são maiores do que queremos, ou para destacar um cinto bacana. Bom para sair com os amigos, dançar e se divertir.