Moda

Em só 5 minutos, modelos fazem o cruzamento "mais rápido da história"

Fernanda Schimidt/UOL
Grupo de modelos corre durante cruzamento entre os desfiles da Sacada e Oh Boy. Em busca de rapidez, elas entraram no camarim pela sala de desfile, não pelos fundos do evento Imagem: Fernanda Schimidt/UOL

Fernanda Schimidt

Do UOL, no Rio

07/11/2013 21h48

A programação de desfiles desta quinta-feira (7) no Fashion Rio é crítica. O intervalo entre o primeiro e o segundo desfile era de apenas 30 minutos. Do segundo para o terceiro, e deste para o último, o tempo era um pouco mais folgado, com 45 minutos.

Normalmente, as semanas de moda do Rio e de São Paulo colocam um mínimo de uma hora entre apresentações, podendo chegar a 1h30 dependendo do desfile. Como os atrasos são frequentes, mesmo em condições normais, quem está na cobertura desta edição do evento esperava o caos total.

Para surpresa dos presentes, o desfile da Sacada, primeiro neste segundo dia de Fashion Rio, começou apenas 10 minutos após o horário marcado no convite. Ao fim da apresentação, a tensão pairava sobre a equipe de produção do evento, responsável por levar as modelos de um camarim para o seguinte, movimento que, na moda, ganha o nome de “cruzamento”.

Pessoas com rádios corriam de um lado para o outro, conduzindo grupos de modelos até seu próximo destino. Em cerca de cinco minutos desde o término do desfile da Sacada, o primeiro grupo de meninas entrava no camarim da Oh Boy, usando por fins de agilidade a porta de entrada dos convidados, em vez da dos fundos do evento, já que a passagem ali estava tomada pela imprensa. A Oh Boy dividia camarim com a Coca-Cola Jeans, que acabava de receber a atriz Bruna Marquezine, convidada surpresa do desfile, que também conta com Kayky Brito e o top Marlon Teixeira.

O cruzamento foi feito em tempo recorde. Ainda assim, a apresentação seguinte começou com meia hora de atraso, o que tem sido praxe nas últimas temporadas (e um avanço sobre a usual uma hora que imperava anos atrás).

Segundo o diretor de desfiles Wan Vieira, “é impossível produzir um desfile” com intervalo tão curto. Ele cita 1h30 como o mínimo necessário para que tudo ocorra com tranquilidade. “Menos do que isso, é o jeito que está: corrido”, falou. Ele era o responsável pelo desfile da Alessa, segundo do primeiro dia de Fashion Rio, na quarta. “Já era para a gente estar soltando o desfile e ainda nem chegou o cruzamento”, disse ele, olhando para o relógio: 21h16, um minuto após o horário marcado para a Alessa mostrar seu Inverno 2014.

A agilidade, no entanto, tem um preço. Os cenários estão especialmente enxutos. Patrícia Viera montou uma passarela de terra batida, Alessa usou o cimento do chão do galpão do Píer Mauá mesmo, Victor Dzenk investiu na boca de cena, assim como a Sacada, e a Oh Boy colocou letras gigantes em 3D no meio do caminhar das modelos. Outro setor que sofreu com a mudança inesperada é o da beleza, que teve de se virar com opções mais simples de cabelo e maquiagem, para não complicar a preparação do desfile seguinte. Afinal, o trabalho ali não é só o de maquiar as modelos. Primeiro, a equipe tem de limpá-las da apresentação anterior.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo