Topo

Novela "Em Família" aposta em figurinos neutros e atemporais

Roupas com estampa floral miúda e modelagens soltas prevaleceram nos figurinos femininos da nova novela "Em Família" - Divulgação
Roupas com estampa floral miúda e modelagens soltas prevaleceram nos figurinos femininos da nova novela "Em Família" Imagem: Divulgação

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 08h22

Looks básicos e que poderiam perfeitamente serem vistos fora das telas é uma boa definição para os figurinos de "Em Família", novela do autor Manoel Carlos que estreou na semana passada na Globo. O folhetim entrou em sua terceira fase, que se passa nos dias atuais, mas já passeou com seus personagens pelas décadas de 1980 e 1990.

Essa passagem de tempo, no entanto, não ficou tão clara na vestimenta, por intenção da própria figurinista da novela, Marília Carneiro, que optou por fugir dos clichês. “Nos anos 1990, as pessoas cortavam o cabelo esquisito e usavam uma ombreira estranha. E qualquer pessoa que vê isso agora fica com vontade de rir. E eu não queria que acontecesse isso. Então, optei por looks mais neutros”, explica.

A caracterização de cada época está nos detalhes das roupas: na cintura alta de saias e shorts, nos vestidos acinturados e nas calças desbotadas.

O ar interiorano também aparece na produção, já que a primeira e a segunda fase da novela se passaram em Goiás. Nos figurinos do início da trama, não faltaram peças em xadrez, botas de caubói, vestidos soltos com estampas florais e bolsas com franjas.

Dias de hoje

Já na terceira fase da novela, as roupas acompanham o clima praiano e colorido do Rio de Janeiro, cidade onde a trama se desenrola. Helena, personagem da atriz Júlia Lemmertz, faz a linha elegante, mas sem se preocupar com grifes. “Ela usa muita roupa fluida, como macacões. Entre os acessórios da personagem estão as bolsas de palha e outras peças que tenham uma dose de naturalismo e sutileza”, diz a figurinista.

Para inspirar as mulheres mais jovens, Marília aposta no estilo das personagens Marina, vivida por Tainá Müller, e Luiza, interpretada por Bruna Marquezine, filha de Helena. As roupas de Marina seguem a linha de grandes roqueiras e ela tem tudo para ser a personagem fashionista da novela. Já Luiza tem o estilo da garota carioca, que se veste bem, sem abrir mão do conforto. Por isso, vestidos coloridos e leves, batas, shorts e sandálias rasteiras compõem o guarda-roupa da jovem.