Topo

Mercado de Nova Délhi vira ponto de novos estilistas e clientes antenados

Consumidora na loja Tantra, especializada em trajes indianos, estampados e coloridos - Kuni Takahashi/The New York Times
Consumidora na loja Tantra, especializada em trajes indianos, estampados e coloridos Imagem: Kuni Takahashi/The New York Times

Shivani Vora

Do The New York Times

18/03/2014 08h02

O mercado Mehar Chand, um trecho de rua muito movimentado no centro de Nova Déli, foi eleito a melhor área de compras da cidade entre os conhecedores, principalmente para quem está à caça de coisas diferentes. As farmácias, alfaiates e mercadinhos de antigamente, que serviam aos moradores da região, na maioria funcionários públicos? Já eram.

Em compensação, jovens estilistas abriram suas boutiques ao longo dos 800 metros da Lodhi Road vendendo de tudo, desde objetos para a casa até peças da última moda. Tudo tem o indefectível toque indiano, seja o sari de seda em cores vivas ou a capa para almofada em estampa étnica -- sem contar que os preços, comparados aos de outros bairros mais sofisticados, são bem razoáveis.

Tantra

Filial de uma pequena cadeia de confecções, essa lojinha oferece camisetas  coloridas de manga curta e/ou longa para homens, mulheres e crianças com motivos tipicamente indianos. Entre as estampas, a representação extravagante de um riquixá, a foto kitsch do Taj Mahal com fatos curiosos sobre sua história e a foto de Gandhi com uma de suas citações. De 400 a 1.200 rúpias, cerca de US$6,70 a US$20 com o dólar a 60 rúpias.

Lodhi Road, Loja 12, Mercado Mehar Chand
Tel.: 91-98-1116-5422
tantratshirts.com

Masaba

  • Kuni Takahashi/The New York Times

    Peças em exposição na Masaba, pequena loja com criações da estilista Masaba Gupta

Nessa lojinha minúscula o cliente tem a chance de conferir o porquê da popularidade dos modelos ecléticos, ocidentais e indianos, da estilista de Mumbai, Masaba Gupta -- entre eles um vestido amarelo, à altura do joelho, com detalhe em rosa na barra e enfeitado com estampas digitais de rosas negras -- saris em cores vivas, blazers e os tradicionais kurtas em dois tons. Preços entre 3 mil e 50 mil rúpias.

Lodhi Road, 103, Mercado Mehar Chand
Tel.: 91-11-2462-2565
houseofmasaba.in

Risa

Duas irmãs de Nova Déli, de vinte e poucos anos, são responsáveis pelos modelos das carteiras e bolsas de couro dessa boutique com preços acessíveis que fica no subsolo de um prédio comercial. As peças, personalizadas, incorporam técnicas populares nacionais como tecelagem, alto-relevo, pintura à mão e bordado, como a sacola de viagem com um ponto cruz vermelho e amarelo típico de Punjab, no norte. Preços entre 2.500 e 8 mil rúpias.

Lodhi Colony, 39, Mercado Mehar Chand
Tel.: 91-88-2610-5666
risabags.com

The Play Can

Uma coletiva de designers locais cria os produtos dessa loja de presentes e acessórios. Há cadernos com capas em motivos gráficos, almofadas, luminárias e outros itens coloridos e/ou em padrões transados, como a bandeja ilustrada com um elefante azul. Há também arte de parede, como uma interpretação divertida de um deus hindu. Preços entre 250  25 mil rúpias.

Lodhi Road, 17, Mercado Mehar Chand
Tel.: 91-11-2464-4393
theplayclan.com

The Altitude Store

O tamanho microscópico dessa loja de produtos naturais e orgânicos não faz jus à variedade das delícias artesanais que oferece: geleias caseiras em sabores como ameixa e gengibre, méis pouco comuns como o de lichia e a mostarda das fazendas na periferia de Nova Déli. Há também guloseimas como grão-de-bico crocante coberto com masala indiano e biscoitos de castanha de caju adoçados com açúcar feito de palma jaggery. Há especiarias frescas também. Preços entre 50 e 250 rúpias.

Lodhi Road, 110, Mercado Mehar Chand
Tel.: 91-11-4905-0404
thealtitudestore.com

  • Kuni Takahashi/The New York Times

    Bolsas e acessórios à venda na Risa, loja criada por duas irmãs indianas de vinte e poucos anos