Topo

Estilista japonês cria coleção de roupas que bloqueia o sinal de celular

Jaqueta esportiva desenvolvida por Kunihiko Morinaga para bloquear o sinal de celular - Divulgação
Jaqueta esportiva desenvolvida por Kunihiko Morinaga para bloquear o sinal de celular Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/05/2014 19h33

Em plena era digital, o estilista japonês Kunihiko Morinaga, em parceria com a Trident, criou a primeira linha de roupas que bloqueia completamente o sinal de celular, impedindo o aparelho de efetuar e receber ligações, assim como acessar a internet.

A linha foi batizada de “Focus” (foco, em português) e tem como objetivo fazer com que a “geração das redes sociais” se desconecte um pouco de seus smartphones, para focar na vida real e em tudo aquilo que os cerca. Em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”, Morinaga contou que a ideia de criar a coleção surgiu quando ele sentiu o efeito negativo que a tecnologia provocava nele mesmo: “Embora a internet e os smartphones tenham tornado as coisas mais convenientes, estamos gastando muito tempo no mundo virtual, mesmo quando estamos com pessoas reais”.

O bloqueio do sinal dos celulares acontece porque as roupas são feitas com fibras sintéticas que blindam e refletem as ondas eletromagnéticas. Basta colocar o celular no bolso de uma das peças e pronto: os dispositivos param imediatamente de funcionar.

Entre as roupas da coleção, que foram apresentadas na última edição da Semana de Moda de Toronto, em março, estão vestidos, saias, calças, blazeres e casacos esportivos. Todas com a tecnologia necessária para proteger os consumidores da tempestade de informações disponível na internet. “Da mesma forma em que existem roupas que protegem as pessoas dos agentes externos, como chuva, vento e neve, nossas roupas as protegem do mundo digital”, explicou Morinaga ao "Daily Mail".