Moda

Marca brasileira produz apenas calçados veganos e sustentáveis

Miguel Soll/Divulgação
Os sapatos da Insecta são feitos de tecidos vintage reciclados Imagem: Miguel Soll/Divulgação

Bia Bonduki

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 07h00

Criar uma marca de sapatos que dependa de venda on-line não parece ser uma tarefa fácil. Produzi-los de forma sustentável e não usar nenhum material de origem animal pode deixar o processo ainda mais complicado. No entanto, a dupla Bárbara Mattivy e Pamella Magpali viu o desafio como uma forma de unir seus talentos e conquistar um novo público. Dessa união, em janeiro último, nasceu a Insecta Shoes. 

"Eu tinha um brechó e a Pamella, que é designer de sapatos, tinha uma marca de calçados feitos à mão, por encomenda. Um dia a gente se conheceu e decidiu fazer uma colaboração: eu entrava com meus tecidos de peças do brechó e ela os usava para fazer uma coleção de aproximadamente vinte pares", conta Bárbara. A partir daí, surgiu a ideia de produzir a coleção de forma totalmente sustentável e vegana --ou seja, sem matéria-prima de origem animal no desenvolvimento da peça.

A intenção da marca é reaproveitar materiais que iriam para o lixo --provável destino de algumas das peças do brechó de Bárbara. "Eu comprei umas camisas e bermudas muito grandes, que ninguém ia querer, e com o tecido de uma delas foi possível fazer até quatro pares de sapato", afirma. Nos planos da marca, estão ainda a troca da sola do calçado por uma feita de borracha reciclada (as atuais são feitas de sobras de borracha da indústria) e o uso de um tecido ecológico, feito de algodão moído e fibras de garrafa PET. Tudo para alcançar um patamar de total sustentabilidade.

O público consumidor da Insecta, nome dado graças à paixão que as sócias têm por insetos, é de pessoas ligadas à moda, mas que também se interessam pelo valor agregado pelo tipo de produção. Seus clientes são tanto os consumidores antigos do brechó de Bárbara e dos calçados de Pamella, como também os que surgiram por meio do site de vendas, redes sociais e até mesmo dos espaços físicos da marca, situados em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.

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