Moda

Rede de fast fashion cria peça que remete a massacre em faculdade nos EUA

Reprodução
15.set.2014 - Urban Outfitters cria moletom que relembra massacre na Universidade de Kent State, nos EUA, e recebe reclamações na internet Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 17h45

Após o caso da Zara, que confeccionou um pijama infantil que lembrava o uniforme usado por judeus no Holocausto, agora é a vez da Urban Outfitters criar peça de mau gosto em sua coleção. A rede de fast fashion colocou à venda um moletom vintage vermelho com o nome Kent State University, em branco, como estampa.

Em maio de 1970, Kent State, segunda maior universidade de Ohio, passou por maus bocados devido a um tiroteio que matou quatro estudantes e feriu outros nove, quando a Guarda Nacional resolveu entrar no campus e reagir aos protestos contra a Guerra do Vietnã que estavam acontecendo por lá de forma pacífica.

O moletom da Urban Outfitters, no valor de US$ 129 (em torno de R$ 300), não só retoma a tragédia, como a aborda de maneira bastante indelicada - fazendo menção, inclusive, com falsas gotas de sangue no trato do tecido.

Após receber diversas reclamações de clientes via redes sociais, a peça primeiramente foi tida como "esgotada", para só depois a grife publicar oficialmente um pedido de desculpas.

“A Urban Outfitters pede sinceras desculpas por qualquer ofensa que o nosso moletom vintage da Kent State possa ter causado. Nunca foi nossa intenção aludir aos trágicos acontecimentos que ocorreram na universidade, em 1970, e estamos extremamente tristes que este item foi interpretado como tal”, diz. A empresa também afirmou que “não há sangue na camisa” e “as manchas vermelhas são descoloração da cor original da peça”. 

A Kent State University também publicou um comunicado repreendendo a postura da marca em querer "ganhar publicidade e lucrar às custas de uma tragédia". "Trata-se de uma peça de mau gosto extremo e que banaliza as vidas perdidas que ainda doem na comunidade de Kent State até hoje", afirma a instituição.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Topo