Estilo de vida

Óculos de sol geométricos viram febre entre as famosas; aprenda a usar

Por Marcelo Testoni

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 12h58

Repercutidos em diferentes momentos no Instagram de blogueiras e celebridades, os novos acessórios queridinhos da moda são dois modelos de óculos de sol geométricos, com design futurista, inventados por grifes famosas, e que caíram nas graças do grande público depois que suas versões de valor mais acessível começaram a circular nas ruas. Os originais mesmo são para poucas, já que podem chegar a custar até R$ 2 mil, dependendo da armação e das lentes.

O UOL Moda separou algumas opções para você escolher qual combina mais com o seu estilo. Na galeria acima você encontra alguns modelos variados e seus respectivos valores.

Reprodução
Rihanna e Marina Ruy Barbosa com os óculos do momento Imagem: Reprodução
Hexagonal
Depois dos óculos com lentes redondas e de coração, os modelos com formato hexagonal, lançados no auge do movimento artístico Op Art, voltaram dos anos 1960 para ficar. “São acessórios vintage, desenhados para cobrir uma área maior ao redor dos olhos e até as sobrancelhas, e que estão aparecendo com frequência em coleções oversized, de acessórios supergrandes”, explica a designer de moda Drica Brandão.

Chloé, Calvin Klein Collection e Salvatore Ferragamo são algumas das marcas que apostaram nesses modelos para reforçar a tendência “boho-chic”. As peças já complementaram com descontração e originalidade as produções de famosas, como Rihanna, Lady Gaga, Alexa Chung e Iggy Azalea entre outras.

Óculos Dior: "So Real"
Proposto pela Dior na passarela da temporada Verão 2014 -- e que, portanto, corresponde ao Verão 2015 brasileiro--, a linha de óculos "So Real" é apresentada no site da marca como uma combinação equilibrada de “linhas arquiteturais e espírito da alta-costura”. “Seu estilo é inusitado e, diferente do que ocorre com os óculos do tipo hexagonal, não revisita tendências passadas”, comenta Drica Brandão.

A armação é desestruturada, tem ponte que une os dois aros na altura das sobrancelhas, e vem com opções de lentes espelhadas ou pretas. Os óculos já foram clicados nos rostos de celebridades brasileiras como Marina Ruy Barbosa, Fernanda Lima, Bruna Marquezine, a atriz chinesa Zhang Ziyi e a americana Olivia Palermo. Blogueiras como Helena Bordon, Lalá Rudge e Thássia Naves também aderiram à proposta.

Saiba como escolher
Cada formato de rosto pede uma armação específica. São quatro os tipos principais: quadrado, redondo, oval e triangular. Segundo a consultora de imagem pessoal Ana Vaz, “quem tem a face mais angulosa e quadrada pode apostar tanto no modelo hexagonal como no da Dior para reafirmar os traços, pois são marcantes”.

Quem tem rosto redondo ou de contornos muito suaves, para não passar despercebido com o do tipo hexagonal, deve investir em armações mais grossas e pesadas. “Já com os óculos Dior, o cuidado é para que a curvatura caída dos aros em relação às laterais do rosto não entristeça a expressão de mulheres com bochechas flácidas ou lábios pendentes para baixo”, orienta Ana Vaz.

O rosto oval, que tem as linhas do queixo bem evidentes, é um dos mais fáceis de combinar e tem facilidade de adaptação a vários formatos de armação: aqui também cabem os dois tipos. Por último, no caso dos rostos triangulares, com queixo estreito e pontudo, ambos os modelos servem para preencher o espaço e equilibrar as proporções.

Quem tem rosto pequeno pode usar óculos maiores. Já quem tem a face grande deve optar por modelos menores e mais delicados, de tamanho compatível.

Como e quando usar
As últimas coleções lançaram modelos que, na maioria, combinam acetato e metal. “Quando os óculos têm metal, as mulheres devem considerar também se a cor combina com a dos acessórios”, explica a designer de moda Drica Brandão. Aposte em brincos pequenos quando os detalhes das hastes chamarem muito a atenção.

Algumas cores coordenam melhor com diferentes biótipos, padrões de personalidade e tipos de ocasião. Para os extrovertidos, modelos coloridos; para os introvertidos a indicação são as cores leves.

Quem tem a pele branca ou morena clara pode apostar em contrastes de tons cítricos, como vermelho e laranja. As ruivas podem usar um tom degradê nos óculos em relação ao dos cabelos: nunca o mesmo. Além disso, o efeito permite a passagem de luz pelas lentes e pode ser usado em passeios de carro até o início da noite.

Para as loiras, o branco nas armações fica chique com as lentes claras e acompanha almoços no clube ou na praia. “Arremate com produções clássicas, como a dupla camisa de alfaiataria e calça pantalona”, sugere a consultora Ana Vaz.

Mulheres negras podem abusar de lentes âmbar e tartaruga. Essas cores combinadas com armações grandes resgatam o glamour dos anos 1960 e são elegantes para casamentos diurnos. Cabelos muito volumosos não combinam com modelos com detalhes coloridos e apliques nas hastes.

Já as lentes espelhadas, que remetem à tendência esportiva, devem ser usadas apenas em ocasiões informais, durante caminhadas ou à beira da piscina. Outro fator importante é evitar óculos falsificados, pois não há como saber se eles têm proteção contra raios UVB.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo