Topo

Moda praia exibida na SPFW é feita mais para a cidade do que para a areia

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 19h56

Quem acompanhou os desfiles de moda praia nesta edição da São Paulo Fashion Week encontrou mais opções para o asfalto do propriamente para a areia. É que ainda que tenham realizado ótimas apresentações, marcas como a Água de Coco, assinada por Liana Thomaz, Tryvia, Lenny Niemeyer, Salinas e Adriana Degreas propuseram conceituadas peças com recortes ousados e tecidos trabalhados que deixariam as mulheres em apuros no que se refere à marquinha do maiô ou biquíni.

Quem começou desfilando foi a Água de Coco no segundo dia de evento. Resgatando a cultura artesanal do Ceará, a grife investiu fortemente na renda e trabalhou bastante com tecidos como lycra, seda pura e linho. Entre os looks, lindos maiôs com longas e volumosas mangas construídas a partir de fios entrelaçados, preferência por tops mais estilizados no lugar de opções tradicionais de partes de cima (como o cortininha, que apareceu pouco) saias longas e vestidos.

Coleção de moda praia da Água de Coco para o Verão 2016 - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Coleção de moda praia da Água de Coco para o Verão 2016
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Com o predomínio de uma estamparia multicolorida, e ora também geométrica, a Triya seguiu na mesma corrente de não mostrar sua coleção em cima de peças mais óbvias de moda praia comercial. Trabalhando o conceito do poema criado pela própria grife -- "Uma sereia, seus mistérios e encantos. Um surfista e sua paixão pelo mar. Um gostar improvável, que deixa marcas na pele, faz sufocar. Amor impossível, tatuagem no corpo, de fazer se afogar"--, apresentou também itens em nude com estampas que remetem à cultura havaiana, macacões e macaquinhos colados, maiôs com recortes diferenciados, mangas longas em algumas peças e até transparências em vestidos.

Coleção de moda praia da Triya para o Verão 2016 - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Coleção de moda praia da Triya para o Verão 2016
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Lenny Niemeyer, que é mestre em levar a elegância e ar chique para a praia fazendo qualquer mulher se sentir rica com suas peças que traduzem o lifestyle carioca, foi com tudo no resgate das lembranças do glamour de saudosos bailes de Carnaval. Acontece que dos 50 looks do desfile, 21 eram biquínis e maiôs, deixando maior espaço para as "saídas" de praia que podem facilmente ser usadas no dia a dia da cidade. Os longos vestidos estampados com os naipes do baralho surgiram com a leveza e o movimento necessários para o conforto no verão. Crepe, lycra, linho, georgette de seda e algodão texturizado estiveram na cartela de tecidos. 

Coleção de moda praia de Lenny Niemeyer para o Verão 2016 - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Coleção de moda praia de Lenny Niemeyer para o Verão 2016
Imagem: Alexandre Schneider/UOL


Ainda que também tenha inserido peças mais tradicionais em sua coleção, como cortininhas e calcinhas de tiras finas nas laterais, a Salinas também investiu em conceitos, com maiôs que podem servir como bodies em looks para o dia. No geral, as partes de baixo vieram em tamanho maior no estilo retrô e o destaque ficou para os biquínis inspirados nas calças de clochard, que apareceram diversas vezes na passarela e cuja modelagem ajuda a dar uma empinada no bumbum. A ideia da marca era a de fazer uma coleção para mulheres que gostam de viajar com simplicidade e elegância.
Coleção de moda praia da Salinas para o Verão 2016 - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Coleção de moda praia da Salinas para o Verão 2016
Imagem: Alexandre Schneider/UOL


Verão gótico na moda praia de Adriana Degreas, que sempre inova em recortes e formas de seus maiôs e biquínis --constantemente fugindo dos conceitos populares. Nesta temporada, a estilista apostou forte no preto e deixou as cores para as coleções de outras marcas. Mesmo os looks brancos que surgiram na passarela apareceram de forma dramática, feitos em látex parecendo teias de aranha (esse material surgiu em preto também). Maiôs cavadíssimos e hot pants dominando como parte de baixo dos biquínis foram os destaques. Entre as peças de roupa, blusas com amarrações na cintura, saias de cetim em recorte assimétrico e macacões estruturados.
Coleção de moda praia Adriana Degreas para o Verão 2016 - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Coleção de moda praia Adriana Degreas para o Verão 2016
Imagem: Alexandre Schneider/UOL