Topo

Presentear e renovar peças são motivos para comprar lingerie, diz pesquisa

Pesquisa sustenta que mulheres adoram presentear amigas com lingeries - iStock
Pesquisa sustenta que mulheres adoram presentear amigas com lingeries Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 12h17

Por que você compra uma calcinha ou um sutiã novos? Segundo a pesquisa "Comportamento de Compra da Consumidora de Moda Íntima", realizada pela IEMI Inteligência de Mercado, a emoção é o maior dos motivos. Apesar da principal razão apontada ser substituir uma peça antiga (26,6%) e renovar a gaveta, todas as outras opções ligadas a sentimentos somam 70,1% das respostas. Dar um bom presente é apontado por 18,8% das entrevistadas, se sentir bem soma 15,2% e falta desse tipo de produto é motivo para 11,7% delas.

Se sentir sexy surge somente em 5º lugar, sendo determinante para 11,4% das mulheres, enquanto o impulso motiva 4,2% das compras. As justificativas menos comuns são o desejo de modelar o corpo (3,6%), ida a um evento especial (3,3%) e troca de estação (1%).

O conforto da peça foi apontado por mais da metade das pessoas (57,5%), como o item mais importante, mas outros motivos também aparecem com força, como ser sexy/provocante (28,3%), sofisticado (10%), romântico (16,1%), clássico (8,1%) e diferente (6,8%).

O local da compra também é curioso. A maioria (46,7%) opta por escolher lingerie em lojas multimarcas, enquanto 33,7% prefere os shoppings. Quanto às lojas especializadas, o consumidor gosta mais de ter variedade (33,7%) do que preços mais baixos (31%). Assim como em outros mercados, o atendimento é determinante para o sucesso da venda, sendo apontado por 48,9% das consumidoras. 

Mulheres de todas as classes sociais, com idade acima de 15 anos, e residentes em todas as regiões do país responderam às perguntas do estudo. Ao todo, participaram voluntariamente da pesquisa 1.250 consumidoras de produtos de moda íntima.