Topo

Ex-empregado acusa Versace de ter código secreto para clientes negros

Donatella Versace, estilista da grife; Marca nega alegações - Getty Images
Donatella Versace, estilista da grife; Marca nega alegações Imagem: Getty Images

Do UOL

27/12/2016 16h25

Um ex-vendedor está acusando a Versace de ter um código secreto para alertar funcionários quando uma pessoa negra entra em uma de suas lojas. O ex-empregado também está processando a grife por tê-lo mandado embora por causa de seu senso de moda. As informações são do site "TMZ". 

O homem trabalhou em uma loja da marca em Bay Area, em São Francisco, nos Estados Unidos. No processo que está movendo por falta de pagamento, ele diz que o gerente do estabelecimento o alertou sobre um código chamado "D410", para discretamente avisar um colega que uma pessoa negra tinha entrado no lugar. O termo, que teria saído da tag que identifica as roupas pretas da Versace, era usado em frases como "Temos um D410 no departamento de roupa masculina". 

Quando ficou sabendo do código, o funcionário respondeu o gerente chocado: "Você sabe que sou afro-americano?". Ele diz que, após fazer a revelação, a gerência lhe negou folgas e o despediu depois de duas semanas. No processo, ele diz que foi dispensado porque "não viveu uma vida luxuosa". 

Um representante da Versace entrou em contato com o "TMZ" e negou as alegações, além de dizer que acredita firmemente na igualdade de oportunidades de vendedores. "Não toleramos discriminação com base em raça, nacionalidade ou qualquer outra característica protegida por direitos civis", disse o porta-voz.