Topo

Estes caras mostram um lado do Iraque que você não conhecia

Membros do clube Mr Erbil, no Curdistão (Iraque) - Reprodução/facebook.com/mistererbil
Membros do clube Mr Erbil, no Curdistão (Iraque) Imagem: Reprodução/facebook.com/mistererbil

Do UOL

23/01/2017 12h37

Eles são elegantes e antenados com as últimas tendências de moda --e se esforçam para promover uma nova imagem para uma região destroçada por conflitos armados. 

Trata-se do Mr Erbil, clube de "fashionistas" do Curdistão, região autônoma no norte do Iraque. Posando para fotos na antiga cidadela de Erbil, considerada um patrimônio histórico pelas Nações Unidas, o grupo usa a moda como uma maneira de discutir mudanças na sociedade curda. 

Com trinta membros, eles já reúmem mais de 25 mil fãs no Instagram e começam a ganhar visibilidade pelo mundo. 

Mr Erbil - Reprodução/facebook.com/mistererbil - Reprodução/facebook.com/mistererbil
Clube de fashionistas se reuniu pela primeira vez em 2016 - e se tornou um sucesso nas redes
Imagem: Reprodução/facebook.com/mistererbil

Entre as atividades nas redes sociais estão as "inspirações femininas" do grupo: todas as quintas-feiras, o grupo tem um post especial promovendo mulheres que trabalham em prol da comunidade curda. "É uma maneira de mostrar aos outros que é necessário respeitar as mulheres", explicou Ahmed Nauzad, um dos fundadores do Mr Erbil, ao site Vocativ. 

Além das poses

Os looks do Mr Erbil podem lembrar muito a onda hipster, já que a inspiração é o Pitti Uomo, evento que reúne fashionistas em Milão (Itália) duas vezes ao ano. No entanto, a inspiração principal do grupo é a cultura effendi --os homens intelectuais do Curdistão que vestiam seus melhores trajes para frequentar salões ou casas de chá.

O grupo tem planos mais ambiciosos do que posar para o Instagram: após lançarem uma marca de produtos para cuidados com a barba, eles têm em mente montar uma agência de modelos e uma loja de roupas, entre outras iniciativas para ajudar a reanimar a economia da região, estagnada após os ataques do Estado Islâmico.

"Agora que as pessoas sabem que existimos, estamos trabalhando para resolver os nossos problemas diários por aqui", conta Omer Nihad, outro membro fundador do Mr Erbil. Veja mais fotos compartilhadas pelos menbros do clube Mr Erbil: