Topo

Raiza Costa, do GNT, não tem medo de mostrar imperfeições na web e na moda

Roupas da Raiza Costa revelam sua personalidade irreverente - Divulgação
Roupas da Raiza Costa revelam sua personalidade irreverente Imagem: Divulgação

Julia Guglielmetti

Colaboração para o UOL

26/01/2017 04h00

"Eu só sou normal, mas o normal choca, porque ele não é perfeito". Raiza Costa, 29, não é a típica apresentadora, mas chama a atenção do público da TV fechada no programa de receitas "Rainha da Cocada", do GNT, e acumula mais de 400 mil inscritos em seu canal do Youtube "Dulce Delight".

Espontânea e com a mão boa para confeitaria, Raiza inova nos formatos e nas opiniões com seu estilo debochado e espalhafatoso. Já gravou vídeos sem maquiagem, exibiu suas gordurinhas de biquíni, apareceu em poses pouco favoráveis e nunca desperdiçou uma oportunidade de acabar com os estigmas do corpo feminino. Pra tudo isso, ela faz uso de uma importante ferramenta: internet. "As redes sociais tinham muito potencial para mostrar o lado humano das pessoas públicas, mas tudo se transformou em mais um meio de vender um estilo de vida utópico que os 'meros mortais' sonham em ter. Eu tento ir contra tudo isso", conta em entrevista ao UOL.

"É preciso mulheres normais nas capas de revista"

A apresentadora acredita que as mulheres ainda são tão pressionadas a entrar em um padrão de beleza inatingível imposto pela indústria da moda, que até se assustam ao ver alguém como ela, cheia de curvas, se mostrar com tanta segurança na TV. Mas é assim mesmo, com muita naturalidade, que ela passa sua mensagem. Raiza não quer mudar as mulheres mas, sim, a indústria: "não é a mulher que escolhe ou não estar sempre preocupada com a imagem perfeita. Ela sofre uma pressão externa abominável. Essas pressões diretas e indiretas afetam a autoestima feminina desde que elas nascem. Hoje em dia não se pode nem ser um bebê feio. As revistas de moda precisam começar a colocar mulheres normais nas suas capas de maneira efetiva. Não adianta pregar um conceito, sem aplicá-lo de maneira prática".

Apesar de não se considerar um ícone de autoestima, a figura cheia de personalidade inspira seus seguidores. O estilo divertido e nada discreto, com cores fortes e muita estampa, é a marca registrada do seu visual. Para se vestir assim, Raiza garante que não se espelha em ninguém do mundo da moda e que mal sabe os nomes dos estilistas. "Assim como na culinária, meu estilo é uma junção de todas as minhas pequenas vivências que vêm das ruas, de uma exposição de arte, de uma foto ou de um livro antigo. Sou um 'remendadora' de vasos quebrados, junto várias pecinhas da minha vida e sinto que assim eu faço sentido para mim mesma".

Todas essas "pecinhas da vida" estão presentes nos seus looks: estampas de banana, colar de abacaxi, camiseta com mamilos bordados e botas de lantejoulas em dias de nevasca --tudo entra para o acervo do estilo da apresentadora. Para ela "a moda leva tudo muito a sério", e o importante é lembrar que as roupas também foram feitas para se divertir e que o ato de se vestir deveria ser uma brincadeira prazerosa para todos, "mas enquanto aquela bolsinha Chanel for referência de estilo, as pessoas vão continuar muito distantes do seu autoconhecimento e do seu potencial na moda"