Moda

Looks transparentes também combinam com dias mais frios, saiba como usar

Julia Guglielmetti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/04/2017 04h00

As peças transparentes estão na moda e não devem ficar restritas apenas aos dias de calor. Neste outono, a principal aposta é usar tecidos reveladores nas saias e nas partes de baixo do look.

Segundo o stylist Dudu Farias, usada assim, a transparência traz mais leveza e movimento ao visual: peças lisas e chapadas dão lugar a camadas e sobreposições delicadas, de materiais como organza, seda, renda e tule.

Felipe Panfili/Divulgação/Intimissimi, Agnews e Getty Images
Giovanna Ewbank (à esq.), Julia Faria (centro) e Pyper America Smith usam saias transparentes Imagem: Felipe Panfili/Divulgação/Intimissimi, Agnews e Getty Images
Como combinar?
A sugestão da stylist Manu Carvalho é combinar com body, de maneira a deixar a parte de cima coberta e as pernas em evidência. Vale usar os de mangas curtas ou longas, e com o bumbum mais cavado ou os mais comportados, em estilo macaquinho. Na imagem acima, Giovanna Ewbank foi mais ousada e deixou o sutiã e a hot pants à mostra, enquanto Julia Faria escondeu mais as pernas com short e bota.
 
Mas se usar a peça transparente somente com body é uma ideia ousada demais para você, faça uma sobreposição de saias e adicione uma blusa. "Por baixo pode entrar um modelo mídi, com a transparência só na barra. Ou pode ser uma minissaia, para mostrar bem as pernas", explica Manu.
 
Se o dia estiver mais friozinho e você quiser um visual moderno e casual, a dica de Dudu Farias é fazer contraste com tricô de lã, jaqueta e camisas mais estruturadas. A meia-calça também é aliada nesses dias e pode ajudar a deixar o look mais interessante -- brinque com o jogo de tons e contrastes da sobreposição com as meias, como fez a inglesa Pyper America Smith (à direita na foto acima). 
 
 
Agnews
Marina Ruy Barbosa usa blusa transparente de renda preta Imagem: Agnews
Na parte de cima também vale
Apesar de a tendência estar focada nas saias, os outros modelos transparentes continuam com tudo. Um vestido longo bordado fica poderoso em uma festa, por exemplo. Para um resultado mais esportivo, vale apostar em peças de telinha. Looks como o da atriz Marina Ruy Barbosa (ao lado) são elegantes, sexy e superfashionistas.
 
Camisas também ficam lindas com o sutiã aparente. "Se você põe uma blusa transparente de seda com uma saia de couro, vai conquistar um visual. Mas, se você usar a mesma peça com um jeans, já vai ter outro clima", exemplifica Manu sobre a versatilidade da tendência. 
 
E no trabalho, vale? É preciso ter bom senso: "Se o ambiente da empresa for formal, é bom trocar o sutiã à mostra por uma regatinha básica. Assim, você consegue o efeito de leveza da transparência, porém com outra elegância", diz Dudu Farias.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo