Topo

Diana faria 56 anos; veja 5 curiosidades fashion sobre a princesa

Lady Di morreu em 31 de agosto de 1997. - Jamal A. Wilson/AFP
Lady Di morreu em 31 de agosto de 1997. Imagem: Jamal A. Wilson/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2017 18h02

A Princesa Diana faria 56 anos neste sábado (1º). Mesmo quase 20 anos após a sua morte, a mãe de William e Harry ainda é lembrada por ter sido um verdadeiro ícone de estilo.

Exatamente por isso, separamos cinco curiosidades fashion sobre a aniversariante.

1. Vestido de casamento icônico

Em julho de 1981, Charles e Diana trocaram alianças em frente de 3,5 mil convidados e 750 milhões de telespectadores do mundo todo. Muitas mulheres suspiraram com o vestido da noiva, criação de David e Isabel Emanuel.

A peça tinha mangas bufantes, saia rodada, 10 mil pérolas, e véu com 7,5 metros de comprimento. Totalmente a cara dos exagerados anos 1980, o modelito foi super copiado na época. 

2. Que colar?

Em 31 de outubro de 1985, a princesa Diana participou de um baile de caridade realizado no The Southern Cross Hotel, em Melbourne, durante sua segunda turnê real na Austrália.

Lá, ela quebrou os protocolos e colocou o colar de esmeraldas que deveria usar no pesçoco na cabeça, como uma faixa de cabelo. O acessório combinou com seu vestido de noite, um modelo de um ombro só na cor turquesa, desenhado por David Emanuel.

3. O truque da bolsa

Diana tinha um truque que sempre chamou a atenção: a princesa era vista em várias fotos usando a clutch sempre próxima ao colo, especialmente quando era flagrada saindo de algum carro.

A designer de bolsas britânica Anya Hindmarch contou para uma publicação norte-americana que a bolsa era usada como uma espécie de bloqueio para evitar cliques indiscretos dos paparazzi.

4. O vestido "Travolta"

Uma roupa icônica usada por Diana foi um longo e deslumbrante Victor Edelstein, que ela vestiu durante um jantar oferecido em 1985 pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, na Casa Branca.

E foi neste modelito de veludo azul-escuro, com ombros nus, que ela dançou com John Travolta ao ritmo da música "You Should be Dancing", tema do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", estrelado pelo ator. O vestido acabou sendo apelidado de "Travolta".

5. Lady Dior

O modelo Lady Dior nasceu em 1994, sob um nome diferente: "Chouchou". Seu couro é trabalhado em matelassé e em pespontos cannage. Outra característica são os berloques em ouro ou prata fina, que juntos soletravam Dior e levavam vários banhos para que não perdessem seu brilho ao longo do tempo. No entanto, apesar de todo o sucesso, foi Diana que tornou o modelo um ícone.

Apaixonada após ganhar a bolsa de presente, ela tinha todas as versões possíveis da "Chouchou". Como era uma das mulheres mais fotografadas no mundo, era inevitável que a bolsa da Dior aparecesse em várias imagens. A Maison, então, decidiu renomear a bolsa em homenagem à princesa – e nascia assim a icônica Lady Dior.