Topo

Quer se sentir mais atraente? Cientistas dizem qual cor pode ajudar você

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

04/07/2017 08h33

Se você está precisando daquela injeção de autoestima, a ciência pode dar aquela mãozinha. Pelo menos na hora de escolher a cor das roupas. Segundo estudo publicado na European Journal of Psychology conduzido por pesquisadores das universidades de Zurique, na Suíça, e Koblenz-Landau e Jena, na Alemanha, vermelho é a cor mais quente.

Foi observado o comportamento de 180 estudantes universitários enquanto usavam camisetas vermelhas e azuis enquanto estavam em cubículos vendo os próprios reflexos em espelhos.

Também foi requisitado que eles tirassem selfies. Todos responderam a um questionário sobre se se sentiam mais ou menos atraentes.

O truque, no entanto, foi dizer aos voluntários que o estudo analisaria se eles conseguem prever a personalidade de alguém pelos traços faciais.

A conclusão foi que aqueles que usavam vermelho se sentiam bem mais atraentes em termos de beleza e sex appeal em relação aos que usavam azul.

Porém, o estudo percebeu que não é todo mundo que se sente mais bonitão com a cor. Tímidos, que detestam ser o centro das atenções, podem se sentir menos à vontade com a cor.
E também não adianta usar vermelho todo santo dia. A percepção de que está mais atraente pode se perder com o tempo.