Topo

Marc Jacobs reconhece apropriação cultural em seu desfile

Bella Hadid e Kendall Jenner no desfile de verão 2017 da Marc Jacobs - Reprodução/Instagram
Bella Hadid e Kendall Jenner no desfile de verão 2017 da Marc Jacobs Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

08/08/2017 13h13

Marc Jacobs admitiu que talvez tenha sido insensível nas decisões criativas de seu desfile de verão 2017, quando trouxe às passarelas um casting majoritariamente branco de modelos com dreadlocks na cabeça — em tese, uma homenagem à diretora Lana Wachowski, sua amiga pessoal.

Na época, o estilista respondeu aos seguidores que o acusaram de apropriação cultural: “admiração, de onde quer que ela venha, é algo lindo. Pense sobre isso.”

No entanto, à revista americana "InStyle", Marc admitiu que falhou em reconhecer o contexto histórico e social dos dreadlocks. "O que aprendi dessa coisa toda, o que me fez pensar depois que tudo se acalmou, foi que talvez eu não tenha a linguagem ou que talvez eu tenha sido insensível porque eu opero dentro da minha pequena bolha da moda".

Ao que tudo indica, Marc já fez desde então mudanças positivas em reconhecer a herança cultural de suas inspirações fashion. Seu desfile de inverno 2017, em homenagem ao hip-hop, trazia Winnie Harlow, Adwoa Woods e Lineisy Montero às passarelas e foi batizado de "Respeito".