Topo

Calça clochard: hit dos anos 80 volta com menos volume, aprenda a usar

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

09/08/2017 04h00

Com o revival dos anos 80, voltaram as modelagens amplas, incluindo a calça clochard. O nome vem do francês e significa mendigo: para poder usar peças maiores, os moradores de rua dobravam a barra e usavam cintos para a calça não cair, o que faz aquele efeito de franzido na cintura. Daí surgiu a inspiração para a calça com volume no quadril e cintura marcada, e que costuma ser afunilada nas pernas.

A moda da década de 80 era exagerada. A clochard tinha bastante tecido e era usada com blusas também volumosas, para fazer o efeito de ampulheta com cintura bem marcada. Nesta nova fase, a calça surge com menos volume. "A clochard nunca pode ser justa no corpo. A ideal é aquela que você amarra na cintura, desce um dedo longe do corpo e afunila na perna”, explica a blogueira Silvia Braz.

Além de voltar com menos volume, a clochard agora é combinada com modelagens mais sequinhas e usada com os hits da moda, como tênis, blusas transparentes e mules. Silvia e a stylist Roberta Weber dão dicas de como usar a peça para não ficar parecendo que você voltou no túnel do tempo:

1. Com salto alto

Aposte na calça com sandálias de salto alto ou escarpins. Para os dias mais friozinhos, Silvia sugere usá-la com gola alta ou regata e jaqueta jeans. Se estiver calor, o top cropped deixa o look bem descolado. Veja como a maquiadora Vanessa Rozan combinou a calça vermelha com blusa rosa millennial:

 

Uma publicação compartilhada por Vanessa Rozan (@vanessarozan)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

2. Com blusa transparente e sutiã à mostra

Vai cair na balada? A clochard de tecido mais nobre em tons neutros fica ótima com a moda da blusa transparente com o sutiã à mostra -- para as ousadas, o sutiã pode ir por cima da blusa. Roberta sugere arrematar com salto alto, bem como fez a modelo americana Chrissy Teigen:

 

Uma publicação compartilhada por anitapatrickson (@anitapatrickson)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em


3. Com mule ou slippers

As mules são superatuais e vão muito bem com a clochard. A dica de Roberta é optar por mule de cor que contraste com a da calça: por exemplo, uma clochard de tom terroso com calçado rosa. Você também pode optar pelos chinelos estilo slipper, como fez a empresária e blogueira Alice Ferraz:

 

Uma publicação compartilhada por Fhits / Fhits.TV (@fhits)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

4. Com tênis

Para um compromisso mais casual, Roberta comenta que você pode combinar a clochard com tênis e body justinho ou blusa mais descontraída. Essa foi a opção da blogueira Thássia Naves:

 

Uma publicação compartilhada por Thássia Naves (@thassianaves)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

dsadsa