Topo

Óculos de lentes amarelas estão com tudo. Mas podem ser usados no sol?

Gigi Hadid usa o modelo âmbar --indicado pelos especialistas-- de sua coleção  - Divulgação
Gigi Hadid usa o modelo âmbar --indicado pelos especialistas-- de sua coleção Imagem: Divulgação

Daniela Carasco

Do UOL, em São Paulo

14/08/2017 04h00

Óculos de lentes amarelas são o acessório da vez. Gigi e Bella Hadid, Julia Faria, Camila Coutinho e Kylie Jenner são algumas das responsáveis por transformá-lo em peça-desejo. O selo fashion dado a eles, porém, esconde um alerta importante: não devem ser usados no sol!

“A lente amarela, na prática, dilata a pupila e amplia a luminosidade que chega aos olhos. Por isso, só deve ser usada em ambientes com pouca luz e neblina”, alerta Felipe Ventura, diretor das Óticas Ventura, de São Paulo. Afinal, o objetivo dos óculos de sol é justamente filtrar os raios solares e não expandi-los.

Como usar sem riscos

Para quem faz questão de embarcar nessa moda ao ar livre, o especialista dá algumas dicas: restringir o uso ao início da manhã, fim de tarde -- quando a luz do sol ainda é fraca -- e ambientes escuros ou então optar pelas lentes amarelas espelhadas.

“Quando mais claro for o tom, mais prejudicial ele será. Como os espelhados recebem tanto o pigmento amarelado, quanto a película refletora, acabam sendo mais escuros, puxados para o âmbar. Por isso, viram exceção e estão liberados”, acrescenta Felipe. Lentes dessa tonalidade, mesmo que não sejam espelhadas, são as mais indicadas.

Ter proteção UV é fundamental

Qualquer tipo de óculos deve vir acompanhado, na hora da compra, do certificado de proteção ultravioleta. Esse tratamento barra a radiação UV do sol e das luzes artificiais. “Muita gente relaciona essa proteção às lentes mais escuras, mas a verdade é que ela pode e deve estar presente em todas, inclusive nas transparentes”, explica Felipe.

A radiação pode causar danos bem sérios. “Câncer de pálpebra, melanoma, manchas escuras, irritação, alteração na retina e até catarata a longo prazo”, enumera o oftalmologista Luiz Carlos Portes, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Atenção na hora da compra

Os modelos coloridos vendidos em lojas especializadas são tingidos com resina e processos químicos adequados para não descascarem ou desbotarem com o uso ou mudança de temperatura. Já os de camelô recebem apenas um adesivo ou plástico colorido, deixando os olhos completamente expostos aos raios solares. Fuja deles!

Cada cor tem sua função

Na onda dos óculos coloridos, lentes verdes, azuis e vermelhas também têm seu lugar.

  • Verdes: Dão conforto aos olhos e não alteram as cores externas.
     
  • Azuis: Filtram a luz azulada nociva à visão -- emitida por telas de computador e celular --, e ainda diminuem o cansaço visual ao fim do dia. “Além de fashion, são protetoras”, diz Felipe.
     
  • Vermelhas: Não fazem boa difusão da luz e, por isso, podem gerar desconforto a vistas sensíveis. Os oftalmologistas desaconselham o uso em ambientes ensolarados.