SPFW

'Engravidei aos 17 e achei que o mundo fosse acabar', diz nora de Preta Gil

Reprodução Instagram
Laura Fernandez na passarela da Cia Marítima Imagem: Reprodução Instagram

Daniela Carasco

Do UOL, em São Paulo

29/08/2017 04h00

Laura Fernandez, 19, que ganhou os holofotes ao confirmar seu relacionamento com Francisco, filho de Preta Gil, aguarda ansiosa a possibilidade de estrear na SPFW. Esse será seu retorno à moda depois de um hiato, provocado por uma gravidez inesperada na adolescência.

Apesar de ter cruzado a passarela da Cia. Marítima, na quinta-feira (24), fora do calendário oficial, recebeu a negativa de duas provas de roupa que poderiam lhe render uma vaga no tão desejado casting da semana de moda paulistana. A pouca experiência ainda tem sido um empecilho. Por enquanto, ela circula pelas primeiras filas ao lado de celebridades e influencers. A expectativa, porém, é a de que ela suba na passarela da Helô Rocha, na quinta-feira (31), último dia. "Vou chorar de tanta emoção."

“Achei que o mundo fosse acabar”

Há dois anos, Laura recebeu a notícia de que esperava sua primeira filha, Sol de Maria, neta de Preta e bisneta de Gilberto Gil. A novidade caiu como uma bomba. “Fiquei triste, sem chão. Achei que minha carreira tinha acabado ali. Chorei muito e me arrependo de ter ficado tão mal. Poderia ter curtido mais a gestação”, conta. Na época, ela começava a dar seus primeiros passos profissionais fora do país. O sonho, porém, precisou ser adiado.

Laura engravidou em Miami, onde estava a trabalho. Os inchaços causados pela pílula a fizeram interromper o uso do anticoncepcional em prol da carreira de modelo. “Eu não queria nem estava preparada para ser mãe naquele momento; entrei em desespero. Procurava informação sobre gravidez na adolescência e não encontrava nada na internet.”

Diante de seu desespero, o então namorado e hoje marido sugeriu que ela criasse um blog para compartilhar sua experiência com outras meninas. Assim nasceu o “Mamãe na Moda”.

Reprodução Instagram
Laura Fernandez, Francisco e Sol de Maria Imagem: Reprodução Instagram
“As pessoas romantizam muito a maternidade”

Além de vídeos com dicas de moda e alimentação saudável, Laura divide com os seguidores -- mais de 100 mil em seu perfil pessoal no Instagram e 46 mil no do projeto -- momentos importantes da vida da filha, como o primeiro aniversário. Sol de Maria tem agora 1 ano e 9 meses.

“Não mudaria nenhum detalhe da minha história, mas sei que tive a sorte de ter uma família muito acolhedora. Sei que muitas meninas na mesma situação são abandonadas pelos pais e, principalmente, pelos companheiros”, conta. “Gosto de acalmá-las dizendo que as coisas se acertam e a vida recomeça depois do nascimento de um filho. É como uma luz inesperada que se acende.”

Quando questionada sobre os conselhos que daria a futuras mães, ela não hesita em rebater a maneira como a maternidade ainda é romantizada. “As pessoas dizem que tudo é lindo. Prefiro dizer que é um desafio enorme. Está tudo bem achar seu neném feio, ficar de saco cheio em alguns momentos, se sentir frustrada às vezes. O que posso garantir é que, quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Não se preocupe.”

“Engordei 20 quilos na gravidez”

Ansiosa para voltar a atuar em uma carreira ainda pautada pelos padrões bastante rigorosos de beleza, Laura se diz satisfeita com seu corpo. Na gestação, engordou 20 quilos. “Fiquei muito assustada. A gravidez é muito difícil também por conta dessa transformação corporal”, diz. “Perdi 15 deles já na primeira semana após o parto, acho que a idade ajudou. Hoje já estou com os 50kg de antes.” Ela tem 1,76 m de altura. 

Quando se olha no espelho, enxerga uma menina feliz, mas exigente. “Me sinto magra e saudável, só que ainda posso melhorar”, conta. “Sou devota de Bela Gil. Me tornei vegetariana quando minha filha nasceu. E ela também é. A única proteína animal que a Sol de Maria consome é ovo. Não somos radicais, tentamos priorizar sempre a alimentação natural. Tudo sob acompanhamento médico, claro.”

Agora acostumada com a rotina de mãe, Laura revela ter o desejo de ter mais filhos. Se depender do casal, Gilberto Gil já pode começar a preparar mais música para os próximos três bisnetos que devem vir por aí. “Eu e Francisco somos filhos únicos, queremos muito ter família grande. Mas acho que os próximos só vêm daqui a uns oito anos.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Beleza
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
Topo