SPFW

Evandro Fióti é barrado em dia desfile de sua marca: "Ser preto é..."

Fotosite
Fióti durante desfile da LAB Fantasma, marca que possui junto com Emicida, seu irmão Imagem: Fotosite

Do UOL

31/08/2017 17h51

Evandro Fióti, músico, estilista e irmão do rapper Emicida, usou seu perfil no Facebook para contar ter sido vítima de preconceito racial na terça-feira, 29, durante a São Paulo Fashion Week. Evandro, que estava devidamente credenciado para o evento, foi barrado na porta por um segurança do evento no dia em que sua marca, a LAB - Laboratório Fantasma, faria seu desfile. 

"Ser preto é ser barrado pelo segurança do evento até mesmo quando é da sua marca e com pulseira", escreveu ele momentos após o desfile encerrar. Até o momento o post teve 1,8 mil likes e 250 compartilhamentos.

A grife, que estreou na SPFW há três temporadas, sempre exalta a diversidade de seu casting e costuma levar dezenas de negros à passarela. Nesta edição, um dos nomes escolhidos como modelo foi Mc Carol. O desfile da marca lotou a Bienal e causou frisson. 

Reprodução/Facebook
Evandro Fióti, da LAB, usou o Facebook para reclamar de racismo Imagem: Reprodução/Facebook

Em nota de esclarecimento, a grife comentou o caso envolvendo Fióti. "Na última terça-feira (29), a LAB apresentou mais uma coleção em seu desfile e, no momento em que Fióti, um dos fundadores da marca, foi deixar a Bienal para se juntar à sua equipe, foi barrado por um dos seguranças mesmo mostrando sua pulseira de livre acesso e argumentando que era sócio de uma das marcas que havia desfilado. O músico só conseguiu a liberação após o segurança contatar seus superiores.

O ocorrido ressalta a realidade do racismo ainda existente na sociedade brasileira e reforça ainda mais a necessidade da participação de marcas como a LAB em eventos de grande repercussão e da inclusão de pessoas que realmente representam a população brasileira em lugares de destaque".

Em nota oficial, a SPFW também lamenta o ocorrido e, de acordo com a organização do evento, as medidas de repreensão de conduta já foram tomadas junto à empresa responsável pela segurança do evento. "O SPFW está integralmente ao lado de Fióti, e acredita que a divulgação deste fato contribui na luta contra atitudes que infelizmente ainda fazem parte do dia a dia de nossa sociedade e que nos repugnam", diz a mensagem.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
Topo