Topo

Terninho sem blusa ou com lingerie é sexy e moderno, inspire-se nas famosas

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

27/09/2017 04h00

A moda do terno, que já foi um grande símbolo de masculinidade, voltou com tudo. É impossível não fazer um paralelo com os anos 1980, mas a grande diferença é que naquela época as mulheres adotavam o conjunto com vários outros elementos do universo masculino, como cabelo curto, pasta de couro, camisas sociais e até  gravata. "Tinha uma história de, por querer igualdade de direitos, quase parecer homem. Já passamos por muita coisa nesses quase 40 anos, e não queremos mais parecer homens, mas nos reafirmar como mulheres”, explica a stylist Manu Carvalho.

Aliás, Manu lembra que a palavra "terno" refere-se ao conjunto formado por três peças: calça, casaco e colete. Ou seja, quando a gente se refere ao conjunto de calça e blazer, o correto é costume. Mas como nos habituamos a usar só o termo terno, vamos seguir chamando assim mesmo, tá?

Ficou com vontade de atualizar o look? Veja as dicas da Manu e inspire-se nos visuais das famosas:

Sem blusa

Um jeito muito fácil de deixar o terno bem feminino é usar sem blusa para valorizar o decote. Manu gosta especialmente para quem tem pouco busto, que deixa o look mais discreto. A atriz Patricia Dejesus aderiu à moda e escolheu um terno ajustado branco:

 

Uma publicação compartilhada por Patricia Dejesus (@pathydejesus)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

A cantora Rihanna também apostou nessa tendência, mas, ao contrario de Pathy, escolheu um modelo oversized, bem largão -- essa modelagem é uma das mais modernas da temporada:

 

Uma publicação compartilhada por badgalriri (@badgalriri)

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Com acessórios no colo

Manu sugere aproveitar o decote para complementar com um colar ou uma choker. Se você preferir, pode fazer como Anitta, que combinou o terno colorido com a dupla choker + colar pendente:

 

Uma publicação compartilhada por anitta (@anitta)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Com lingerie ou body à mostra

Outro jeito bem atual de usar o terno, segundo Manu, é com body esportivo ou com peças de lingerie. Marina Ruy Barbosa mostra como fica lindo o contraste da alfaiataria com a delicadeza da lingerie rendada:

 

Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa)

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Mariana Rios também apostou na lingerie para dar um toque de sensualidade ao visual total preto:

 

Uma publicação compartilhada por Mariana Rios (@marianarios)

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Com transparência

A transparência também é superfeminina e, para Manu, faz um bom balanço com o terno. Maria Casadevall ousou ao combinar uma blusa transparente com o terno listrado:

 

Uma publicação compartilhada por Patricia Zuffa (@patriciazuffa)

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Já a atriz Bruna Marquezine escolheu um top com transparência para usar o terno de paetê com barriga à mostra:

 

Uma publicação compartilhada por Bruna Marquezine ? (@brumarquezine)

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Com camisetas com frases

As camisetas com frases são uma ótima forma de deixar o visual mais jovem, ensina Manu. Além disso, quebra a sisudez da roupa “arrumada”. Veja a combinação com terno colorido da blogueira Constantly K:

 

Uma publicação compartilhada por Fashion Blogger (@constantly_k)

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Completo, mas com modelagem bem sequinha

"Transmite essa silhueta feminina e gata, que a brasileira gosta muito. Tem a estrutura de alfaiataria, o universo masculino, mas quando está seco fica bem feminino”, comenta Manu. Giovanna Antonelli vestiu uma produção completíssima, de calça, casaco, colete, camisa e gravata. Para o look não ficar supermasculino, a modelagem é ajustada ao corpo. Faça como ela e finalize com escarpins:

 

Uma publicação compartilhada por RODRIGO GRÜNFELD (@rodrigogrunfeld)

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Com calça pantalona

Uma opção bem elegante para quem gosta de modelagens amplas: terno com calça pantalona. A top Izabel Goulart optou por um modelo rosa millennial:

 

Uma publicação compartilhada por Izabel Goulart (@izabelgoulart)

 

 

 

 

 

 

 

em