Topo

O "jaco" voltou: como usar a jaqueta anos 90 que vai te salvar nesse verão

Nara Alves

Colaboração para o UOL

13/11/2017 04h00

No verão faz sol de rachar na maior parte do tempo, com intervalos em que chove, venta e você pode passar frio com o seu vestidinho. A tendência do "jaco" veio direto dos anos 90 para te salvar nesses momentos.

Em seu auge, a jaqueta esportiva impermeável era a queridinha dos fãs de hip hop, mas o revival da década, que trouxe de volta peças como chokers e mom jeans, ressuscitou o agasalho em uma pegada moderninha e divertida. Normalmente bastante colorida e grandona, ela é leve para amarrar na cintura, facilitando a vida de quem não sai de casa sem uma "brusinha" -- não esquenta muito, protege da chuva e ainda levanta o visual sem muito esforço.

Veja mais

Antes de ir correndo comprar a sua, veja o que você precisa saber para apostar na tendência:

Equilíbrio é tudo

De acordo com a consultora de imagem Vânia Benvenuto, é fácil ficar caricato com um "jaco". Se esta não é a sua intenção, brinque com o contraste de peças. "Uma das dicas é sempre usar essa peça com looks casuais", explica. "Vai muito do estilo de cada um, mas para ter um look descolado vale misturar a jaqueta com elementos mais atuais, como couro, jeans resinado, botas".

Não tenha medo do volume

Se você não gosta de itens volumosos, nós temos um problema. É que no assunto "jaco" tamanho é documento. "Para ter um resultado moderno, prefira as jaquetas oversized, aquelas grandonas e largas para fazer contraste de estilo com o look que está 'por baixo'", fala Benvenuto. Caso você queira dar uma equilibrada, invista em uma combinação sequinha por baixo, como um vestido ou shortinho e camiseta.

Se jogue nas cores!

A parte mais divertida das jaquetas esportivas dos anos 90 são as cores. É rosa com amarelo, roxo com verde, vermelho com azul. Tudo isso muito antes de inventarmos o termo color blocking. Então a ordem é se divertir com a profusão de tons.

Tem no brechó e no fast-fashion

A jaqueta anos 90 é uma tendência acessível porque ela está em lojas caras, nas de departamento e no brechó. Basta não ter medo de fuçar e saber direitinho o quanto você espera desembolsar para ter a peça que vai ser sua melhor amiga no verão.