Moda

O "jaco" voltou: como usar a jaqueta anos 90 que vai te salvar nesse verão

Nara Alves

Colaboração para o UOL

13/11/2017 04h00

No verão faz sol de rachar na maior parte do tempo, com intervalos em que chove, venta e você pode passar frio com o seu vestidinho. A tendência do "jaco" veio direto dos anos 90 para te salvar nesses momentos.

Em seu auge, a jaqueta esportiva impermeável era a queridinha dos fãs de hip hop, mas o revival da década, que trouxe de volta peças como chokers e mom jeans, ressuscitou o agasalho em uma pegada moderninha e divertida. Normalmente bastante colorida e grandona, ela é leve para amarrar na cintura, facilitando a vida de quem não sai de casa sem uma "brusinha" -- não esquenta muito, protege da chuva e ainda levanta o visual sem muito esforço.

Veja mais

Antes de ir correndo comprar a sua, veja o que você precisa saber para apostar na tendência:

Equilíbrio é tudo

De acordo com a consultora de imagem Vânia Benvenuto, é fácil ficar caricato com um "jaco". Se esta não é a sua intenção, brinque com o contraste de peças. "Uma das dicas é sempre usar essa peça com looks casuais", explica. "Vai muito do estilo de cada um, mas para ter um look descolado vale misturar a jaqueta com elementos mais atuais, como couro, jeans resinado, botas".

Não tenha medo do volume

Se você não gosta de itens volumosos, nós temos um problema. É que no assunto "jaco" tamanho é documento. "Para ter um resultado moderno, prefira as jaquetas oversized, aquelas grandonas e largas para fazer contraste de estilo com o look que está 'por baixo'", fala Benvenuto. Caso você queira dar uma equilibrada, invista em uma combinação sequinha por baixo, como um vestido ou shortinho e camiseta.

Se jogue nas cores!

A parte mais divertida das jaquetas esportivas dos anos 90 são as cores. É rosa com amarelo, roxo com verde, vermelho com azul. Tudo isso muito antes de inventarmos o termo color blocking. Então a ordem é se divertir com a profusão de tons.

Tem no brechó e no fast-fashion

A jaqueta anos 90 é uma tendência acessível porque ela está em lojas caras, nas de departamento e no brechó. Basta não ter medo de fuçar e saber direitinho o quanto você espera desembolsar para ter a peça que vai ser sua melhor amiga no verão.


 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
UOL Mulher - Moda
AFP
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
do UOL
Estadão Conteúdo
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
Topo