Topo

De volta ao primário: looks vermelho, amarelo e azul são fáceis e estilosos

Nara Alves

Colaboração para o UOL

01/12/2017 04h00

A melhor maneira de combinar uma cor é com ela mesma. Tendência do momento, looks monocromáticos nas cores primárias têm conquistado as mais estilosas, já que são fáceis de coordenar e trazem informação de moda.

Porém, o visual todo em vermelho, amarelo ou azul pode ter ciladas e dificuldades. A consultora de moda Vânia Benvenuto ensina as primeiras lições para uma produção à prova de erro:

Veja também

Sem cara de uniforme: use acessórios de outras cores

Monocromático não significa monotonia, mas pode cair nela se você não souber brincar com as coordenações das roupas nos mesmos tons. A melhor saída? Uso e abuso de acessórios e um terninho ou jaqueta diferentões. "Optar por uma peça, calçado ou bolsa mais neutros ou de cores diferentes das roupas deixa a combinação mais atual", explica a profissional.


 

Combine diferentes texturas e modelagens

Não é porque é tudo de uma cor só que tem que ser tudo igual, oras. Usar calça e blusa de crepe, mesmo em amarelo meadowlark, pode ficar chato. "O mix de texturas moderniza e tira a coordenação da mesmice". Combinar modelagens diferentes também ajuda nessa função "atualizadora" do look.


Use tudo da mesma cor para alongar a silhueta 

De acordo com Vânia Benvenuto, o uso de peças da mesma cor apareceu muito nas ruas italianas e em semanas de moda, como a São Paulo Fashion Week. Porém, o que muita gente não sabe é que combinar roupas da mesma cor é lição básica na escola da consultoria de estilo. "Pois alonga a silhueta e deixa o visual elegante e estiloso com pouco esforço", fala a profissional.

Misture peças estampadas e lisas

Mas ainda está insegura? Para dar os primeiros passos ao monocromático, coordene as cores misturando estampas. "É um jeito mais fácil e menos 'impactante'", diz Benvenuto. "Exemplo: se você for usar uma calça azul listrada de branco, coloque uma camiseta também em azul", ela dá o beabá.