Topo

Especialistas criam bolsa que carrega o celular sem o uso de fios

A bolsa que carrega o celular sem o uso de fios através da energia solar - Divulgação
A bolsa que carrega o celular sem o uso de fios através da energia solar Imagem: Divulgação

do UOL, em São Paulo

14/12/2017 16h17

Uma bolsa que carrega o seu celular se aproveitando apenas da energia solar no ambiente foi a grande invenção vencedora do Hackaton WeAr, promovido pela C&A e pelo Istituto Europeo di Design (IED), no Rio de Janeiro. 

Veja também

Quarenta profissionais de moda e engenharia, divididos em grupos de 5 pessoas, participaram da segunda edição do evento com a missão de desenvolver peças funcionais sem gênero que possam atender uma demanda ou facilitar a vida da população. 

O projeto vencedor foi o do grupo Condutivas, de Ana Carolina da Hora, Alexia Honzak, Christine Engelberg, Fernanda Road e Sofia Affonseca, que desenvolveu uma bolsa de praia que capta energia solar e carrega o celular por indução, ou seja, sem a necessidade de fios. O segundo lugar ficou com a Cycle Jacket, jaqueta que transmite sinais de LED para aumentar a segurança de ciclistas e corredores, e a terceira posição foi para a Sound Jacket, jaqueta que controla o celular por comando de voz. 

"A ideia deste hackathon é promover a entrada da moda na era digital. Criar produtos em sintonia com o mundo atual", afirmou a criadora do festival WeAr Alexandra Farah. Ainda não há informações sobre a comercialização futura do produto.