Topo

Confraternização dia sim, dia não? Monte looks com o que você tem em casa

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

18/12/2017 04h00

Esta época do ano é recordista de confraternizações com os amigos. O resultado é que acabamos tendo encontro dia sim, dia não -- e haja criatividade para pensar em roupa para tantos eventos. Mas nada de sair comprando: dá para montar vários looks lindos com peças básicas que já temos no armário, como camiseta, calça jeans e camisa.

Pedimos ajuda à stylist Manu Carvalho, que pensou em produções bem variadas para que você possa usar na festa da empresa, no amigo secreto das amigas, no encontro do pessoal da academia etc. Veja as dicas, inspire-se nas famosas e não sofra na hora de escolher o que vestir: 

Veja também

Camiseta

A camiseta é uma peça bem informal e esportiva, então a ideia é combiná-la com alguma outra que dê um upgrade ao look, como uma parte de baixo de tecido nobre (como crepe, seda, chiffon e tule) ou de modelagem especial ou da moda (como pantacourt ou saia mídi). "Cor também tende a deixar as peças mais especiais, e a gente tem muito forte agora o amarelo, o laranja e o pink. A ideia é colocar algo especial para tirar a camiseta do lugar comum”, acrescenta Manu.

Além disso, invista em acessórios, maquiagem e penteado. “Também dá para colocar um salto. Se a pessoa trabalha de salto pode trocar por coturno ou tênis.” Inspire-se nestas sugestões:

Beyoncé optou por camiseta de banda com saia mídi de couro:

 

Uma publicação compartilhada por Beyoncé (@beyonce)

 

 

 

 

 

em

 

 

Thaila Ayala também optou pelo couro, mas vermelho:

 

Veja como mesmo a camiseta branca basicona pode compor um look elegante. Fiorella Mattheis optou pela calça de tecido com brilho, salto e blazer alongado:

 

Mas ela também sabe o poder de combinar camiseta com saia de renda:

 

Bruna Marquezine fez a fashionista com a saia de listras colorida, outra tendência da moda que já falamos aqui:

 

Isis Valverde colocou a camiseta branca com a minissaia preta, mas caprichou nos acessórios e no penteado:

 

Camisa social

"A camisa é do universo da alfaiataria, do universo masculino, é um item bem corporativo, um item mais sério. Para tirar esse ar mais careta da camisa, uma opção é dar um nózinho na frente”, explica Manu. Como faz: desabotoe dois a três botões, dependendo do tamanho da camisa, dê o nó e coloque a parte de trás para dentro. Outras opções para fazer o styling na camisa são levantar a gola e dobrar ou puxar a manga para cima. Para deixar o look mais descolado, vista com jeans rasgado ou com uma peça metalizada, para fazer o hi-lo da alfaiataria corporativa com algo mais fashion, mais jovem, mais glamuroso.

Veja como usar blusas com nó.

Alice Wegmann mostra como fazer o nó na camisa:

 

Alguns modelos já vêm com tirinhas para dar nó, como a camisa de Sophie Charlotte:

 

Bem fashionista a camisa com nó usada com pantalona de Gaby Amarantos:

 

Na onda de fazer o styling da camisa, você pode levantar a gola ou deixar mais aberta, como fez Bruna Marquezine:

 

Calça jeans

Manu pensou em produções para diferentes modelagens de jeans. Confira.

Como o jeans boyfriend é grandão, largo, componha com algo mais seco. "A ideia de styling que eu daria é compor com algo bem feminino, como uma blusa de seda transparente, uma blusa de renda, ou um body.” Pathy Dejesus escolheu colocar com uma blusinha branca supercharmosa, com recortes e amarração:

 

Com o skinny faça o contrário: já que ele é sequinho, coloque algo grande, como um blusão, uma capa, um camisetão. Thássia usou a calça justa para fazer par o a camisa longa:

 

Já o jeans flare tem uma cara bem anos 1970. A sugestão de Manu é compor algo nesse clima, como uma camisetinha sequinha ou uma bata. Quem é fã do estilo 70’s? Camila Coelho. Veja: