Topo

Roupa branca no Réveillon? Saiba por que usamos essa cor no Ano-Novo

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

27/12/2017 04h00

Todo fim de ano você escolhe uma roupa branca para passar a virada e nunca parou para pensar de onde vem essa tradição?

Carol Secatti, consultora de estilo pela Versa Consultoria, diz que esse é um costume bem brasileiro, que surgiu com os adeptos do Candomblé, que se vestem de branco para jogar flores no mar para Iemanjá. “A beleza da cerimônia inspirou os brasileiros e os adeptos de outras religiões a fazerem o mesmo”, explica Carol, acrescentando que no Candomblé o branco é purificador das nossas energias por ser a soma de todas as cores.

Veja também:

Assim, mesmo pessoas que não seguem alguma religião acabam aderindo à tradição. "A cor branca no ocidente simboliza paz e pureza que, cada vez mais, é uma aspiração frente à agitação da vida moderna e às turbulências políticas e econômicas que o país tem passado.” Neste ano, Carol enxerga um sentido especial na tradição: "Nós brasileiros nos sentimos estafados e indignados com a falta de honestidade e transparência das relações políticas, e o branco traduz essa necessidade de luz sobre os fatos e transparência nas atitudes”.

Vale combinar com outras cores?

Carol acredita que, neste Réveillon, muita gente vai querer combinar o branco com o amarelo ou o vermelho, que simbolizam dinheiro e amor, respectivamente. Ela também sugere combinar branco com violeta, cor de 2018 segundo a Pantone. "O Ultravioleta revela justamente um inconformismo com a atualidade e o desejo de experimentar novas soluções com criatividade. Se você deseja um novo ano com relações e atitudes mais transparentes e honestas e mais originalidade nas soluções dos problemas, invista em branco e violeta.”

Se você está pensando em comprar alguma roupa para a ocasião, é importante pensar se ela será usada outras vezes, lembra a consultora de estilo Chris Francini. “Às vezes tem gente que prefere comprar duas peças, como regata e saia ou short para depois usar com outra cor.” Ela também recomenda combinações de branco com metalizado ou peças em paetê para a virada, pois estão em alta e vão continuar na moda.

Inspire-se nas famosas e aposte no branco total

 

Vale também misturar o branco com outras cores, como amarelo, e usar diferentes tecidos e texturas

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Julia Konrad (@juliakonrad)

 

 

 

 

em