Topo

Biquíni para todos os corpos: 9 marcas nacionais que estão rompendo padrões

@aroswimwear
Imagem: @aroswimwear

Natacha Cortêz

Do UOL, em São Paulo

01/01/2018 04h00

Empreendedorismo está na moda; empreender pensando em diversidade também. Se até pouco tempo atrás era difícil encontrar biquíni e maiô em tamanhos grandes, hoje, o mercado está mais inclusivo. É bom para vendas e bom para quem consome.

Representatividade, no caso, também faz diferença. Por isso, mulheres gordas, negras, baixas e tantas outras que já foram consideradas "fora do padrão" começam a aparecer em campanhas de moda praia. 

O interessante nessa mudança de cenário é que grande parte das marcas brasileiras que têm apostado em diversidade (seja no tamanho das peças, na escolha das modelos ou na originalidade das modelagens) são novas, pequenas e de produção independente. O que na moda, chamam de slow fashion. E esse é outro ponto que importa porque leva em conta o impacto da produção no meio ambiente. Aqui, listamos 9 delas. 

Neptunia

Marca paulistana, foi criada em 2015 e faz peças que equilibram diversão e modelagens mais ousadas. Outra característica é a preocupação com a origem da matéria-prima e a preferência por fornecedores locais. Toda a produção é feita pela própria marca. Um diferencial: entrega para o mundo todo. Oferece peças do P ao GG. 

 

Uma publicação compartilhada por NEPTUNIA (@shopneptunia)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

Veja também

IARA

Tem muita cor, tem cara de praia, de areia, de dias quentes de verão e mesmo assim, não é nada cliché. As compras são feitas por e-mail e as fotos de divulgação das coleções são das clientes da IARA. Ou seja, mulheres comuns, com corpos que a gente não costumava ver até ontem em foto de campanha de biquíni. 

 

Uma publicação compartilhada por IARA (@_i_a_r_a_)

 

 

 

 

 

 

 

em


ARO

A Aro é uma marca nova, criada por duas jovens cariocas, Danielle Cavalher e Isadora Ferrari. As peças fazem sentido na praia, na piscina e na pista de dança. Tem biquíni, maiô, mas também sunga - o que não quer dizer que garotas precisem usar apenas biquínis e garotos apenas sungas. É uma marca que prioriza modelos reais, com corpos reais, e que usa fornecedores locais para sua matéria-prima, além de confeccionar tudo no Rio de Janeiro. Do P ao GG. 

 

Uma publicação compartilhada por ARO (@aroswimwear)

 

 

 

 

 

 

 

em


Haight

Através de modelagens não tradicionais de uma moda praia autêntica, a Haight traça um caminho além do litoral. As peças são minimalistas e podem ser usadas em looks urbanos tranquilamente. A produção é toda slow fashion, o que significa que existe cuidado redobrado com fornecedor, matéria-prima, produção e distribuição. Romper barreiras nesse caso diz sobre a produção da Haight apenas, uma vez que a marca não traz tamanhos maiores que G - infelizmente. 

 

Uma publicação compartilhada por Haight (@haight_clothing)

 

 

 

 

 

 

 

em


Chapéu

Com uma pegada minimalista, a marca paulistana cria peças clássicas com quase nenhuma estampa. Em compensação, tem uma cartela de cores única, que vai do preto e branco aos tons de cinza e rosa. Algumas peças tem detalhes de transparência. A produção é toda artesanal e as coleções têm estoque limitado. Porém, as peças vão - apenas - do P ao G. 

 

Uma publicação compartilhada por Chapéu Beachwear (@chapeubeachwear)

 

 

 

 

 

 

 

em


Bambina Beachwear

A Bambina Beachwear é uma marca paranaense, exclusivamente plus size e que produz biquínis, maiôs e saídas de praia do número 46 ao 60. No site da marca, é possível comprar top e calcinha separados. 

 

Uma publicação compartilhada por Bambina beachwear (@bambina.beachwear)

 

 

 

 

 

 

 

em


Cor de Jambo

A marca é do litoral paulista, do Guarujá, e produz peças do manequim 38 ao 54. Todas as peças também podem ser vendidas separadas. 

 

Uma publicação compartilhada por Cor De Jambo (@cordejambomodapraia)

 

 

 

 

 

 

 

em


Cosmo Swim

Carioca, a marca é a mais novinha desta lista. De produção slow fashion, a Cosmo também usa as próprias clientes para as fotos de divulgação da marca, que não têm economia na ousadia. Do P ao GG. 

 

Uma publicação compartilhada por COSMO SWIM (@cosmo.swim)

 

 

 

 

 

 

 

em


F.A.T

A sigla da marca já diz tudo: "for all types". Em tradução livre: para todos os tipos. A F.A.T produz peças a partir do número 46 e não tem tamanho máximo. O que quer dizer que é possível encomendar o tamanho que você precisar. 

 

Uma publicação compartilhada por F.A.T. (@foralltypes)

 

 

 

 

 

 

em