Topo

Camiseta choker deixa look básico mais descolado; veja como usar e fazer

Nara Alves

Colaboração do UOL

17/01/2018 04h00

Direto dos anos 90, as chokers, gargantilhas de veludo, voltaram à nossa caixa de bijuterias. Porém, para facilitar ainda mais a vida, o acessório virou detalhe em camisetas. 

Com decote em V e faixinha bem próxima ao pescoço, o modelo transforma o visual e é fácil de combinar com o resto do guarda-roupa. "O bom e velho jeans é a melhor combinação. O look fica superdescolado", diz a consultora de imagem Vânia Benvenuto. 

Veja também

Para apostar na camiseta choker, não tem muito segredo, mas algumas dicas podem fazer o seu visual sair do óbvio. 

Vale até para as mais clássicas

"Por esse modelo geralmente aparecer em camisetas de banda, a impressão é que essa tendência é somente para mulheres rock'n'roll, mas já existem inúmeras variações e para os mais diversos estilos", explica a consultora. Procure por peças com acabamentos e materiais diferentes, que combinem com o seu visual no dia a dia. "É possível encontrar tops, camisas e até suéteres ou vestidos mais arrumadinhos com esse decote".

Pode usar no trabalho -- mas cuidado

Se quer fugir do jeans e até montar um look corporativo, invista em combinações inusitadas. "Nesse caso, vale camiseta com calça de alfaiataria e salto", diz Vânia Benvenuto. No trabalho, tome cuidado com a sensualidade da peça. "Prefira tecidos mais nobres e com o decote menor".

Equilibre o look

Já que o decote chama bastante a atenção para o colo e rosto, vale dar um balanço à combinação. "Usando nos pés um sapato um pouco mais pesado. Tênis ou um salto mais grosso ou de mais impacto.", diz Vânia Benvenuto.

Faça você mesma

O legal da camiseta choker é que ela é duplamente acessível: cai bem em todo mundo e não é preciso gastar se você quiser apostar no modelo -- dá para fazer a sua em casa. Basta escolher uma peça que esteja encostada e sacar a tesoura do bolso.