Moda

Transplantes de cílios são última moda na cirurgia plástica

Por Jill Serjeant

24/10/2006 17h37

LOS ANGELES (Reuters) - Você acha que já viu tudo no campo da cirurgia plástica? Então olhe com mais cuidado. Os transplantes de cílios podem tornar-se o novo procedimento "obrigatório" para mulheres -- e também homens -- para quem a beleza está nos próprios olhos.

Usando procedimentos criados originalmente para implantar cabelos em homens calvos, cirurgiões estão usando técnicas de retirar e costurar para proporcionar às mulheres os cílios longos e curvos que, até pouco tempo atrás, eram conseguidos apenas com o uso de extensões e doses generosas de rímel.

E, exatamente como os cabelos -- pois é essa sua origem -, esses novos cílios não param de crescer.

O Dr. Alan Bauman, um dos principais proponentes dos transplantes de cílios, explica: "Cílios longos e espessos são sinal de beleza em toda parte. O transplante de cílios faz para os olhos o que os implantes de seios fazem pelo corpo."

"Este é um procedimento novo em folha para o público geral, e vai fazer sucesso enorme", disse o médico à Reuters, durante o que foi descrito como o primeiro workshop de cirurgia de cílios ao vivo, promovido para cerca de 40 cirurgiões de todo o mundo.

Com o procedimento, uma pequena incisão é feita na parte posterior do crânio para remover 30 ou 40 folículos capilares, que são cuidadosamente costurados nas pálpebras da pessoa, um a um. São usados apenas uma sedação leve e anestesia local, e o custo é de cerca de 3.000 dólares por olho.

De início, a técnica era usada apenas com pacientes que tinham sofrido queimaduras ou apresentavam malformações oculares congênitas. Mas a notícia correu mundo, e hoje cerca de 80 por cento dos procedimentos são feitos com finalidades estéticas.

Para muitas mulheres, a cirurgia de cílios é apenas um acréscimo a mais a um cardápio imenso de cirurgias e procedimentos plásticos que já deixou de lado os tabus antigos.

Mais de 10 milhões de procedimentos plásticos, abrangendo desde plásticas de barriga até aplicações de botox, foram feitos nos EUA em 2005, segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. A cifra representa um aumento de 38 por cento em relação ao ano 2000.

A modelo Erica Flynn, 27 anos e natural da Flórida, tem longos cabelos ruivos, implantes nos seios e já fez plástica de nariz. Ela recebeu implantes de cílios há três anos porque estava cansada de usar extensões em seus cílios de cor clara.

"Todo mundo com quem falo quer os implantes. Acho cílios uma coisa maravilhosa. Nunca se pode ter o bastante", disse ela.

Bauman, que trabalha na Flórida, faz três ou quatro implantes de cílios por mês. A cirurgiã californiana Sara Wasserbauer, especializada em restauração capilar, diz que vem sendo inundada de pedidos.

"Se eu ganhasse 10 dólares por pedido que recebo, já estaria rica", diz ela.

A cirurgia não pode ser feita por qualquer paciente. Os cílios transplantados crescem como os cabelos da cabeça e precisam ser aparados regularmente e, em alguns casos, moldados para ficarem curvos. Cabelos muitos cacheados dão cílios que ficam cacheados demais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
Ana Aoun
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
The New York Times
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo