Moda

Restaurante oferece refeição grátis para modelos magricelas

EFE
Modelo desfila para a marca Fashion East na semana de Londres Imagem: EFE

12/02/2007 12h40

LONDRES (Reuters) - Modelos que vestem tamanho zero, hospedadas em Londres para a semana de moda da cidade, agora têm uma desculpa a menos para pular uma refeição.

Um restaurante popular entre celebridades e pessoas da indústria da moda na capital britânica está oferecendo comida de graça para modelos magricelas que têm estado sob ataques por divulgarem uma imagem de magreza, que críticos dizem encorajar distúrbios alimentares entre adolescentes.

O restaurante Bumpkin, na moderna Notting Hill, está oferecendo a modelos com um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 18 a oportunidade de devorar tortas de peixe, hambúrgueres de cordeiro, camarões reais e vieiras.

"Se eu pudesse recomendar um prato para uma top de modelito zero, seria uma torta de alho-poró, frango e bacon; é o suficiente para manter seu calor e energia para todo o dia", disse o gerente-geral do Bumpkin, Dariush Nejad, em um comunicado na segunda-feira.

A questão das modelos que vestem tamanho zero ou "modelos magricelas" tem perseguido desfiles de moda por todo o mundo, depois que duas modelos, entre elas a brasileira Ana Carolina Reston, morreram ano passado em decorrência de anorexia.

O assunto está sob os holofotes internacionais durante a temporada dos desfiles na primavera em Nova York, Milão, Paris e Londres, que começou no domingo.

Modelos com IMC abaixo de 18 que vão ao Bumpkin para o almoço ou jantar serão convidadas a escolher qualquer prato fora do menu, simplesmente mostrando seus cartões de modelo que indicam se elas são modelos que vestem tamanho zero, informou o restaurante.

No ano passado, a semana de moda de Madri baniu as modelos que tivessem IMC abaixo de 18. O IMC é uma medida que expressa a razão entre o peso e a altura da pessoa. Um IMC de 18 significa, por exemplo, que uma pessoa com 1,73m deve pesar, pelo menos, 54 kg.

O restaurante vangloria-se de sua popularidade entre os artistas londrinos, dizendo que entre seus recentes frequentadores estão a desenhista de moda, Stella McCartney, o cineasta Guy Ritchie, o popstar Simon le Bon e sua mulher Yasmin.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo