Topo

Documentário sobre editora-chefe da Vogue é exibido em Sundance

21/01/2009 18h58

Por Michelle Nichols

PARK CITY, Utah (Reuters) - A editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, abriu as portas da revista considerada a bíblia da moda norte-americana num documentário que fez sua estreia no Festival Sundance de Cinema.


Divulgação
Anna Wintour, a poderosa editora de moda da Vogue, no documentário "The September Issue", de R.J. Cutler

"The September Issue" (A edição de setembro) focaliza a própria Wintour, cujo domínio implacável sobre a indústria da moda durante os anos em que vem dirigindo a revista da empresa Conde Nast lhe valeu uma reputação de pessoa gelada. Essa fama teria inspirado a personagem de Meryl Streep em "O Diabo Veste Prada", de 2006.

O filme gira em torno dos oito meses de preparativos para a maior edição do ano da Vogue. A revista concedeu ao diretor R.J. Cutler acesso amplo ao escritório dela na Times Square de Nova York, e ele pôde acompanhar Wintour e a diretora criativa da Vogue, Grace Coddington, por toda parte.

"Fiquei espantado com o papel proeminente que Anna exerce neste mundo", disse à Reuters o diretor, que produziu o documentário "War Room", indicado ao Oscar. "É verdade que ela realmente é uma figura ímpar nessa enorme indústria global."

"É possível fazer um filme sem contar com a bênção de Steven Spielberg ou publicar um software sem o apoio de Bill Gates, mas sem a bênção de Anna Wintour não se consegue levar às lojas um vestido que se criou", disse ele. "É algo que só se acredita vendo."

Com cabelos curtos, óculos escuros e expressão austera, Anna Wintour é há anos presença constante nas primeiras fileiras do público nos desfiles de moda de Nova York a Paris. Ela chefia uma publicação fundada em 1892 e que é descrita por muitos como a revista de moda mais influente do mundo.

"Anna é a chefe que põe no chinelo todos os chefes do mundo", disse Cutler.

Recentemente vêm crescendo as especulações de que ela poderia estar pensando em se aposentar ou que estaria sendo cogitada pelo presidente Barack Obama para assumir a função de embaixadora dos EUA na França.

No filme, Wintour fala sobre seu pai, Charles, ex-editor do jornal londrino Evening Standard, dizendo que se aposentou porque estava ficando irado com seu trabalho.

"Acho que, quando eu me descobrir ficando realmente irada, talvez seja a hora de parar", disse Wintour, 59 anos, sem assinalar se esse momento pode estar se aproximando.

Seus colegas na Vogue a descrevem como a "papisa" da moda e dizem que ela "não é calorosa ou amigável". A própria Anna Wintour diz que acha que seus irmãos consideram seu trabalho divertido e que as pessoas que ironizam a moda o fazem por ter medo da moda.

"The September Issue" será exibido este ano na rede A&E, e os direitos internacionais foram vendidos à produtora Wild Bunch.

Cutler disse que Wintour e a ex-modelo britânica Coddington, que trabalham juntas na Vogue há duas décadas, depois de ambas terem também trabalhado na Vogue britânica, adoraram o filme -- com uma ou duas exceções.

"Anna teria gostado de ver uma versão mais 'Vogue' do filme, mas meu interesse é pela realidade nua e crua", disse Cutler, que se interessou em filmar Wintour depois de ler um artigo sobre ela. "Estou interessado na vida como ela é na realidade".