Topo

Desfiles de moda masculina em Milão trazem leveza e frescor

Modelo apresenta coleção de verão 2012 da Prada na semana de moda masculina de Milão (19/06/2011) - AFP
Modelo apresenta coleção de verão 2012 da Prada na semana de moda masculina de Milão (19/06/2011) Imagem: AFP

Antonella Ciancio

21/06/2011 18h47

MILÃO (Reuters) - Estilistas na semana de moda masculina de Milão optaram por camisas desabotoadas, chapéus de ráfia e alpargatas de crocodilo para refrescar no próximo verão os guarda-roupas de homens que se vestem para impressionar.

As coleções exibidas em Milão trouxeram uma lufada de ar fresco para o setor da moda, que passa para uma rodada intensiva de consolidações e ofertas de ações nas bolsas.

Os grupos de luxo Prada e Salvatore Ferragamo esperam levantar até 2,67 bilhões de dólares em suas ofertas públicas iniciais de ações neste mês.

"É fantástico ver todos esses projetos aquecendo o mercado. O interesse dos investidores mostra que o setor da moda está crescendo", disse à Reuters Gianluca Brozzetti, executivo-chefe da maison italiana Roberto Cavalli.

A estilista criadora de tendências Miuccia Prada, que acabara de voltar de um desfile feito em Hong Kong para investidores na oferta pública inicial, apresentou em Milão uma coleção descontraída inspirada em campos de golfe, com camisas irônicas em estampas florais e de quadrinhos, usadas com ternos de alfaiataria.

A indústria da moda, que faz uma contribuição chave para a economia italiana, está prevista para gerar 65 bilhões de euros (93 bilhões de dólares) neste ano, segundo a Câmara da Moda italiana, um aumento de 7 por cento em relação a 2010.

  • Getty Images

    Modelo desfila look masculino da Salvatore Ferragamo para o Verão 2012 em Milão (19/06/2011)

Na Ferragamo, o estilista Massimiliano Giornetti levou os convidados à Riviera Francesa com sua coleção singela, com modelos usando chapéus panamá de ráfia e ternos justos em cores cremosas.

Um aroma da Riviera também exalava da coleção de Ermenegildo Zegna, com paletós de seda amassada em tons pastéis.

Em um desfile feito ao ar livre, Roberto Cavalli pôs na passarela modelos bronzeados em paletós de smoking justos usados com calças skinny.

Os ternos de alfaiataria, que são roupas mais duráveis que as roupas casuais, vêm ganhando espaço nos guarda-roupas masculinos, depois de serem afetados pela crise de 2009, disse à Reuters Armando Branchini, secretário do Altagamma, o organismo representativo do setor de luxo na Itália.

Brozzetti, da Cavalli, disse que os asiáticos, tradicionalmente grandes compradores de moda masculina, estão se interessando cada vez mais por artigos de grife.

  • Getty Images

    Paletós com xadrez Príncipe de Gales são destaque no desfile da Gucci para o Verão 2012

Frida Gianini, da Gucci, pôs na passarela paletós justos de xadrez Príncipe de Gales, uma tendência em alta nesta temporada, usados rigorosamente com camisas desabotoadas.

Giorgio Armani definiu a nova tendência em matéria de calças, com cós baixos, pregas e zíperes diagonais conferindo movimento adicional a materiais ultraleves.

Cravos dourados, cores elétricas e estampas óticas deram o toque que definiu a coleção da Versace, que anunciou na terça-feira que apresentará uma coleção para a rede varejista sueca H&M no outono europeu deste ano.