Moda

Ausência de Galliano é sentida em desfile da Dior em Paris

04/07/2011 18h23

 

PARIS (Reuters Life!) - Música e cores explodiram com força no desfile da coleção de alta-costura outono/inverno da Christian Dior na segunda-feira, mas fashionistas disseram ter sentido a ausência do ex-estilista da grife John Galliano.

A maison parisiense conhecida por suas criações incomparavelmente chiques e ousadas ainda não escolheu um sucessor para Galliano, demitido do cargo de estilista-chefe em março, depois de vir à tona um vídeo em que ele dava declarações antissemitas em um bar parisiense.

Na ausência dele, o chefe do estúdio e colaborador de longa data de Galliano Bill Gaytten montou uma coleção eclética que agradou aos compradores, mas não convenceu os fãs inveterados da moda de que a Dior poderá continuar por muito tempo sem um líder em seu leme.

Havia poucos rostos famosos no desfile, promovido com menos fanfarra que o usual no jardim ensolarado do Museu Rodin, na margem esquerda parisiense - sinal de que os executivos da Dior podem estar aguardando a decisão de um rumo novo antes de gastar com marketing intensivo.

Falando com jornalistas após o desfile, o executivo-chefe da Dior, Sidney Toledano, não deu sinais de que a busca por um sucessor apropriado de Galliano vá se encerrar em breve.

"Todas as opções ainda estão em aberto", disse ele, negando-se a especificar quanto tempo a busca poderá durar.

  • AFP

    Modelos desfilam coleção de alta-costura da Dior assinada por Bill Gayten (04/07/2011)

Auxiliado pela assistente Suzanna Venegas, Gaytten iniciou o desfile com uma série de saias azuis de tafetá usadas com enfeites de cabeça geométricos tridimensionais.

Modelos com cabelos esdrúxulos desfilaram trajes cujos detalhes angulares e cores alegres lembraram vagamente a moda skatista dos anos 1990.

Enquanto os DJs tocavam música que se misturava com os sons do trânsito, a coleção mudou de rumo de repente, com uma série de casaquinhos curtos rosa e cáqui enfeitados com camadas de espelhos reluzentes que piscavam sob os holofotes.

Outra minicoleção trouxe vestidos longos, semelhantes a sáris, cravados com bijuterias. Para alguns, seria um gesto em direção a compradores dos mercados emergentes do Extremo Oriente.

"Adorei os longos coloridos", disse a russa Ekaterina Kormich, modelo e compradora de alta-costura.

Bernadette Chirac, esposa do ex-presidente francês Jacques Chirac e presença constante nos desfiles de alta-costura parisienses, disse que gostou da série de vestidos fluidos, com mangas como asas.

Mas a imprensa especializada mostrou-se menos entusiasmada com a coleção de Gaytten, criticada por muitos pela falta de uma ideia unificadora e por ser evidentemente voltada aos compradores dos mercados emergentes.

"Sinto muita falta de John Galliano", disse Anna Dello Russo, editora de moda da Vogue japonesa. "Isto é bem mais próximo do mercado, mas sinto falta das ideias fortes."

Um jornalista de moda que pediu para não ser identificado comentou: "A julgar por esta coleção, eles (a Dior) precisam encontrar alguém para substituir Galliano, e logo."

(Reportagem adicional de Mathilde Gardin)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo