Moda

Febre do ouro contagia Fashion Week de Milão

Olivier Morin/AFP
Modelo desfila look da Gucci na semana de moda de Milão Imagem: Olivier Morin/AFP

28/09/2011 12h35

Por Antonella Ciancio

Milão - Estilistas despejaram ouro nas passarelas de Milão nesta semana, com coleções ricas em acabamentos metálicos e feitas para atrair compradores que mantêm a indústria do luxo à tona em tempos austeros.

Empresas de bens de luxo na Fashion Week de Milão estavam relutantes em falar sobre crescimento em 2012, mas disseram que a demanda de mercados emergentes como a China poderia ajudar a indústria a sair da recessão, que surge da crise na zona do euro e da malaise econômica global.

"Não posso fazer previsões para o próximo ano dada a atual situação econômica," disse à Reuters Michele Norsa, executiva chefe da marca de sapatos Salvatore Ferragamo antes de um desfile na bolsa de valores de Milão.

A coleção do decano da moda Giorgio Armani exibiu calças finas debaixo de vestidos mais longos, um visual em camadas que alguns especialistas dizem que pode visar mulheres do Oriente Médio e da China.

A indústria da moda, uma das principais contribuições para a economia italiana, deve gerar quase 63 bilhões de euros (86 bilhões de dólares) este ano, apenas 4 por cento acima de 2010, depois que a Câmara da Moda da Itália reduziu pela metade suas previsões. No entanto, a demanda pela qualidade italiana continua alta entre os fregueses asiáticos, dizem especialistas.

"Os chineses adoram nosso estilo," disse o presidente da Câmara da Moda, Mario Boselli, na inauguração do novo museu da marca de luxo Gucci em Florença.

A coleção primavera/verão 2012 da Armani também ofereceu jaquetas delicadas com ganchos pequenos ocultos para mantê-las fechadas, e vestidos de noite adornados com pequenos cristais translúcidos que lembravam gotas d'água.

"As mulheres podem ser românticas, mas também fortes," disse Armani depois do seu desfile.

O comprimento das bainhas era curto nos desfiles de Versace e Roberto Cavalli, e maiores em Prada e Armani, os plissados apareceram em vários desfiles e temas como a Art Déco e Bauhaus rodopiavam em algumas coleções.

A estilista Miuccia Prada escolheu um tom mais tradicional e conservador para as mulheres, com casacos arredondados nos ombros com rosas de lã, e lembrou os anos 1950 com estampas de automóveis nos casacos, saias e vestidos, combinando com saltos que traziam desenhos de chamas.

"Quis uma mulher doce para o próximo verão," disse Prada à Reuters nos bastidores de seu desfile.

Donatella Versace usou pregos em vestidos curtos em neoprene, enquanto jaquetas esculpidas faziam par com shorts e saltos altíssimos. Vestidos de Jersey tinham pregas e cristais.

A estilista da Gucci Frida Giannini marcou o 90o aniversário da marca com um tributo à Art Déco, um motivo também visto no desfile Cavalli. Giannini trouxe de volta os vestidos "Charleston" dos anos 1920, com franjas lamê para a passarela misturadas com estampas de zebra ou tigre.

A coleção de Cavalli também se inspirou na Art Déco e no movimento alemão Bauhaus para um desfile brilhante, onde o ouro dominou a passarela.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo