Topo

Em ano de Olimpíada, Londres prepara-se para Fashion Week

16/02/2012 16h38

Por Li-mei Hoang

LONDRES, 16 Fev (Reuters) - A blogueira especializada Sasha Wilkins acredita que a época nunca foi tão propícia para que a indústria da moda volte suas atenções para Londres.

Fundadora do bem-sucedido blog LibertyLondonGirl.com, Wilkins cobre a London Fashion Week há mais de 20 temporadas e disse que nunca ficou tão empolgada como agora para uma abertura do evento, como o de sexta-feira, que inicia a temporada de outono/inverno de 2012.

"Parece que chegamos ao ponto onde Londres pode assumir de forma apropriada seu lugar no cenário mundial", disse Wilkins, que também já foi editora executiva de estilo do Wall Street Journal. "Competimos totalmente com Paris, Nova York e Milão, agora sob todos os pontos de vista."

A capital britânica é mais conhecida por seus estilistas ousados e por promover jovens talentos como Mary Katrantzou e Jonathan Saunders ao lado de estilistas estabelecidos como Paul Smith e Vivienne Westwood. Mas a cidade também sofreu com o calendário espremido entre as outras capitais da moda.

A London Fashion Week é um grande negócio para a indústria e a economia britânica. Estima-se que 100 milhões de libras em encomendas ocorram durante o evento em cada temporada, algo de que os estilistas que exibem suas coleções aqui entendem bem.

"Os estilistas entendem o lado business disso, que é incrivelmente importante e temos o talento criativo mais extraordinário", disse Wilkins.

Judd Crane, diretor de roupas femininas na loja de departamento de luxo Selfridges, espera ver estilistas menos consagrados, como Katrantzou e Peter Pilotto, criarem peças que não sejam apenas inspiradoras de tendências, mas também um sucesso comercial.

"2012 deve ser um ano inspirador para a moda britânica", afirmou ele. "Com os olhos do mundo sobre Londres, esta é uma oportunidade incrivelmente importante para nosso talento de design mostrar as coisas maravilhosas de que é capaz."

Crane disse que os estilistas emergentes que merecem atenção são: J.W. Anderson, Erdem, Osman, Roksanda Ilincic e Sophie Hulme.