Moda

Oscar de la Renta é lembrado por traço elegante e generosidade

21/10/2014 15h54

Por Patricia Reaney

NOVA YORK (Reuters) - Oscar de la Renta, o estilista lendário que vestiu primeiras-damas e estrelas de Hollywood durante uma carreira de cinco décadas, foi lembrado nesta terça-feira por seu estilo exuberante, seu coração generoso e sua atividade filantrópica incansável.

Foram muitas homenagens ao costureiro dominicano falecido no final da segunda-feira aos 82 anos, cercado pela família em sua casa no Estado norte-americano de Connecticut depois de uma batalha contra o câncer.

“Seu talento singular e seu gosto sofisticado elevaram a moda norte-americana, e sua ternura e amizade farão falta à nossa família e a todos cujas vidas ele tocou em sua jornada extraordinária”, declararam Bill e Hillary Clinton em um comunicado.

Conhecido por suas criações clássicas e femininas, De la Renta adornou primeiras-damas republicanas e democratas como Jackie Kennedy, Betty Ford, Nancy Reagan, Laura Bush e Hillary Clinton.

Um de seus modelos mais recentes foi o vestido de casamento de renda tomara-que-caia que a ativista de direitos humanos Amal Alamuddin usou no enlace com o ator George Clooney em setembro em Veneza, na Itália.

Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue e amiga íntima, disse que ele se sentia igualmente feliz jantando com os ricos e famosos ou jogando dominó com sua equipe.

“Seus desenhos refletiam sua personalidade extraordinária – otimista, divertido, animado, romântico”, afirmou ela no site da publicação.

Os estilistas utilizaram o Twitter para expressar sua solidariedade.

“Perdemos um ícone da moda”, afirmou Marc Jacobs, enquanto Vera Wang tuitou: “Oscar criou um universo próprio de luxo, estilo e elegância”.

Diane von Furstenberg descreveu De la Renta como “um estilista maravilhoso, um verdadeiro homem da Renascença”.

De la Renta nasceu em uma família proeminente da República Dominicana e estudou arte na Espanha. Ele começou sua carreira na moda trabalhando ao lado do estilista espanhol Cristóbal Balenciaga.

Seus desenhos, que incluíam saias rodadas e lápis com jaquetas combinando, vestidos em tons pastéis e estampas floridas e vestidos de noite elaborados, emanavam sofisticação e elegância.

Em 2012, De la Renta conquistou o prêmio The Fashion Institute of Technology Couture Council Award for Artistry e cutucou celebridades, astros do esporte e atrizes que se aventuram no mundo da moda por sua falta de conhecimento formal.

“Estou nisso há 45 anos, e ainda estou aprendendo meu ofício diariamente”, afirmou depois de conquistar a honraria.

No início deste mês, De la Renta indicou o diretor artístico da grife Nina Ricci, Peter Copping, como diretor criativo de sua empresa, um novo cargo que ele deve assumir em novembro.

Seu império inclui uma coleção ready-to-wear, acessórios, decoração de interiores e fragrâncias.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo