Topo

Semana de Moda chega a NY com estilistas, celebridades, fãs e dinheiro

Por Ellen Wulfhorst

De Nova York (EUA)

12/02/2015 12h31

A Semana de Moda semestral de Nova York começou nesta quinta-feira (12), trazendo centenas de milhões de dólares para a cidade e superando os benefícios econômicos do U.S. Open, Super Bowl e a maratona da cidade de Nova York.

Os resultados de desfiles de estilistas, celebridades que gastam muito e festas extravagantes geram uma receita anual impactante de 887 milhões de dólares, segundo uma análise recém-lançada pela Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York.

Mais de 230.000 pessoas assistem aos desfiles de fevereiro e setembro, que mostram as novas tendências da próxima estação, ficam em hotéis e vão para restaurantes e gastam um valor estimado em 532 milhões de dólares, segundo a análise. Cerca de 180.000 são empregadas pela indústria fashion em Nova York, de acordo com o estudo.

"Isso cria um clima que faz outras pessoas quererem vir para a cidade de Nova York", disse o senador estadual Brad Hoylman, cujo distrito envolve muitas indústrias locais em Manhattan.

O benefício econômico da Semana de Moda supera o do torneio anual de tênis U.S. Open, que gera cerca de 800 milhões de dólares, o Super Bowl de 2014 em Nova Jersey, que gerou 550 milhões, e a maratona da cidade de Nova York, que gera 340 milhões, segundo o relatório.

Os desfiles desta Semana da Moda incluem os novatos Thomas Wylde, estilista californiano popular com atrizes de Hollywood e a norueguesa Nina Skarra, cujas roupas ambientalmente corretas são usadas por celebridades europeias.

No projeto existem duas Semanas de Moda adicionais dedicadas somente para roupas masculinas, disse Steven Kolb, chefe do conselho de Fashion Designers dos EUA. O primeiro vai ser de 13 a 16 de julho e o outro em janeiro.

Essa Semana de Moda, que termina em 19 de fevereiro, vai ser a última em que muitos dos eventos principais ocorrem em tendas no Damrosch Park, no Lincoln Center para Artes Performáticas, em Manhattan.

Sob acordo de uma ação judicial de 2013 sobre o uso do parque para propósitos comerciais, a Semana de Moda vai precisar de uma nova casa depois da próxima semana. "Eles estão trabalhando para achar um lugar novo, legal e autêntico", disse Kolb.