Topo

Semana de Moda revela possíveis tendências para o tapete vermelho do Oscar

Elly Park

De Nova York (Estados Unidos)

18/02/2015 16h28

Com trajes de noite grandiosos, vestidos rente à pele e um aceno ao glamour da antiga Hollywood, estilistas presentearam Nova York com modelos sedutores para atrair a elite do mundo da moda às vésperas da passarela mais observada do mundo: o tapete vermelho do Oscar, cuja cerimônia acontece neste domingo (22).

De olho nas coleções para o Inverno 2015 da Semana da Moda de Nova York, os estilistas buscavam o vestido perfeito para suas clientes de primeiro escalão usarem na premiação, optando pela elegância sofisticada. "Isso põe as agulhas para trabalhar, em termos de publicidade e reconhecimento", disse James Mischka, da dupla de estilistas Badgley Mischka, sobre a presença no tapete vermelho. "Pode fazer uma carreira acontecer".

Mischka e seu parceiro, Mark Badgley, voltaram-se ao antigo estilo de Hollywood com trajes de noite dramáticos e ornamentados com brocados ricos em vermelho, preto e azul, e vestidos longos e cintilantes baseados no filme "Sangue e Areia", de 1941, estrelado por Tyrone Power.

O visual é luxuriante, sensual e dinâmico, com joias intercaladas no tecido e formas inspiradas na arquitetura futurista. "Acho que vocês verão formas maiores no tapete vermelho desta vez", opinou Mischka à Reuters antes do desfile. "As mulheres querem se parecer com princesas atualmente, princesas e rainhas."

Mesmo que um estilista envie um modelo a uma atriz, não há garantia de que ele irá aparecer no tapete vermelho do Oscar, o que faz com que designers e fashionistas assistam ao espetáculo ao vivo na noite de domingo para se deparar com surpresas.

A diretora de criação da revista Marie Claire, Nina Garcia, disse que a moda no Oscar sempre é imprevisível, embora as cores escuras e metálicas tenham sido escolhas populares na passarela até agora neste ano, assim como decotes profundos e trajes com um ombro só.

"Levando em conta as indicadas, acho que será uma mistura do muito sofisticado e muito feminino", declarou ela à Reuters. Entre as concorrentes deste ano estão Julianne Moore, Reese Witherspoon, Rosamund Pike, Felicity Jones e Emma Stone.

A estilista venezuelana Carolina Herrera, favorita de estrelas como Renée Zellweger, transbordou sofisticação e brincou com os movimentos em seus trajes de gala cheios e esvoaçantes em tons de azul e cinza inspirados em ondas e na água.

Monique Lhuillier, que já vestiu Witherspoon, Halle Berry e Catherine Zeta-Jones, também buscou estímulo em outra época, pegando carona nos anos 1920 com tons profundos de ameixa, azul meia-noite e bronze para seus trajes de noite sisudos.

"Acho que vocês verão muitas silhuetas coladas ao corpo", arriscou ela sobre o Oscar. "As mulheres se cuidam muito em Hollywood, e esta é a noite para brilharem, por isso mostram um pouco de pele e de forma."