Topo

Máscara chinesa "facekini" é inspirada na Ópera de Pequim e assusta crianças

"Biquini de rosto" vira tendência de moda na China - Joseph Campbell
"Biquini de rosto" vira tendência de moda na China Imagem: Joseph Campbell

Por Joseph Campbell

15/07/2015 16h06

O que as mulheres chinesas fazem para poder nadar e manter a fixação pela pele branca? Colocam uma máscara feita para a praia, carinhosamente apelidada de facekini, o "biquíni de rosto".

Uma pele pálida é vista como delicada e feminina e é altamente valorizada na China, onde semblantes escuros fazem pensar no bronzeado do trabalho nas fazendas ou outras atividades externas servis.O item de moda surgiu em 2004 nas praias da cidade costeira de Qingdao em reação às exigências de proteção total tanto do sol quanto das águas-vivas.

Sua inventora, a ex-contadora Zhang Shifan, disse à Reuters que nunca imaginou que sua máscara se tornaria tão popular --cerca de 30 mil foram vendidas no ano passado. Mas há uma pegadinha. A máscara assusta as crianças, admitiu Zhang. “Antes eu realmente queria fazer tudo que podia para evitar assustar as pessoas”, afirmou Zhang, que tem sua própria loja de trajes de banho.

Ela disse ter cogitado uma ampla variedade de cores, mas que todas eram assustadoras, por isso decidiu se inspirar nas coloridas pinturas faciais da tradicional Ópera de Pequim. “Assim as crianças pequenas podem não se assustar tanto”, disse.