Topo

Jane Birkin pede que Hermès retire seu nome de bolsa de pele de crocodilo

A atriz e cantora Jane Birkin concordou em batizar bolsa nos anos 80 -
A atriz e cantora Jane Birkin concordou em batizar bolsa nos anos 80

28/07/2015 17h48

A atriz e cantora Jane Birkin pediu para que a Hermès retire seu nome de uma das bolsas mais vendidas da fabricante de bens de luxo devido ao que ela chamou de práticas "cruéis" de criação e abate de crocodilos.

"Eu pedi à Hermès para renomear a Birkin Croco até que eles adotem melhores práticas que atendam aos padrões internacionais para a produção desta bolsa", afirmou Birkin em comunicado por meio de seu agente.

A artista disse que assinou a petição Misericórdia para Animais, do ator Joaquin Phoenix, para "retirar peles exóticas de seu guarda-roupa" em protesto contra os "milhões de répteis abatidos a cada ano e transformados em sapatos, bolsas, cintos e outros acessórios".

Ninguém na Hermès estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Birkin concordou em emprestar seu nome para a bolsa depois de compartilhar um voo com o carismático falecido presidente da Hermès, Jean-Louis Dumas, na década de 80.

As bolsas de pele de crocodilo Birkin e Kelly, em homenagem à atriz Grace Kelly, estão entre os produtos de luxo mais procurados. O preço inicial no varejo é de mais de 20 mil euros (R$ 74 mil). 

A bolsa Birkin é um dos itens de luxo mais desejados - Divulgação - Divulgação
A bolsa Birkin é um dos itens de luxo mais desejados
Imagem: Divulgação